Notícias

PDCA: entenda o que é e saiba a contribuição para a gestão da segurança privada

20 de agosto de 2019, por Anjos da Guarda
PDCA: entenda o que é e saiba a contribuição para a gestão da segurança privada

Planejar, executar, checar e agir. Esses 4 elementos são fatores primordiais dentro do segmento da segurança privada. Segui-los é essencial para que o serviço seja prestado com excelência.

Essas etapas formam a base do PDCA (Plan – Do – Check – Action), que consiste em uma metodologia de gestão de origem americana, bastante eficaz e indicado para empresas que querem organizar os processos de uma forma bem efetiva.

Com esse artigo, a Anjos da Guarda tem o objetivo de te ajudar a gerenciar melhor a sua empresa, para que você tenha sucesso e consiga dominar um método de organização bastante consistente e que dê resultados satisfatórios.

Entenda a metodologia PDCA

A metodologia foi criada nos anos 20 por Walter A. Shewart e disseminada por William Edward Deming. Ela ficou em evidência a partir da década de 50. Consiste em reproduzir as etapas de planejamento, execução, checagem e ação.

Isso resulta na melhoria contínua de todos os próprios processos, de uma maneira bem dinâmica, direta e objetiva. A utilização do PDCA ajuda no desenvolvimento de um objetivo efetivo, aumenta níveis de excelência, repara problemas e padroniza processos.

Planejamento

Planejar é fundamental. Essa etapa consiste especificamente no planejamento. Busca a definição do objetivo que determinada empresa possui e quais os caminhos que deverão ser percorridos para que a meta seja atingida. É a fase de estudo e de traçar rotas.

O planejamento deve ser realizado conforme o problema for identificado. Também pode ser feito baseado no estabelecimento de metas, na análise do processo e na produção de planos de ação que sejam eficazes. Planejar é pensar em como a engrenagem irá girar.

Execução

É o momento de ligar a máquina. É a etapa onde o planejamento sai do papel e é colocado em prática. Portanto, a teoria deve ser bem produzida.

Executar é colocar em funcionamento, tudo o que foi pensado, com todo o registro de dados para a realização fácil da análise posterior.

Checagem

É o momento de checar e avaliar. Na fase, os resultados obtidos na execução do plano são monitorados. Nela, os erros são identificados e preparados para que os ajustes sejam feitos da melhor maneira possível.

Ação

Na fase em questão, os pontos negativos que foram identificados são reparados e bem corrigidos através de soluções que são desenvolvidas com o objetivo de otimizar todo o processo e gerar resultados positivos. O erro deve ser minimizado. Portanto, é uma parte que demanda muita atenção.

Como o PDCA é empregado dentro da segurança privada?

Dentro da segurança privada, o PDCA é fundamental. A metodologia atua na melhoria do serviço, independentemente do serviço está gerando resultados ou não.

A segurança privada demanda planejamento, qualidade e eficiência nos processos. Portanto, ela exige profissionais capacitados e atenção nas atividades que são desempenhadas. É aí que o PDCA entra para otimizar todo o contexto.

O PDCA é importantíssimo em qualquer empresa de qualquer segmento, que queira crescer e ter bons resultados. Dentro da segurança privada é uma metodologia fundamental. Principalmente para o empresário que visa crescer a longo prazo. Seguir todas as 4 etapas apresentadas pode ser benéfico. É a porta de entrada para o seu sucesso! Leia o nosso artigo sobre gestão de risco de corporativos e adquira ainda mais conhecimento.

Gostou do conteúdo apresentado? A Anjos da Guarda se coloca inteiramente à sua disposição. Entre em contato conosco, tira a sua dúvida ou solicite um orçamento.