Notícias

Entenda o que é o zoneamento de área protegida na segurança física

27 de novembro de 2019, por Anjos da Guarda
Entenda o que é o zoneamento de área protegida na segurança física

Primeiramente, a segurança privada possui algumas particularidades e vertentes que auxiliam a proteção efetiva de determinado lugar, sobretudo na sua empresa. Um exemplo é o zoneamento de área protegida na segurança física.

Afinal, o que é o zoneamento de área protegida na segurança física?

Em síntese, trata-se da divisão de uma grande área a ser protegida, em unidades pequenas, segundo as características específicas, como, por exemplo, dimensões, edificações e atividades. O objetivo é individualizar e maximizar a segurança física do local.

O método de zoneamento é indicado quando existe a necessidade de fazer a segurança física de edificações construídas em áreas extensas.

A vigilância patrimonial em áreas mais extensas exige um investimento alto em estrutura e pode encontrar certa dificuldade devido à grande dimensão do perímetro a ser vigiado. A partir daí, simultaneamente, surgem as zonas de segurança.

O zoneamento de área e os seus objetivos

Em suma, o zoneamento tem como objetivo minimizar os custos e maximizar os resultados.

Logo, ela visa, antes de mais nada, o uso racional e equilibrado dos meios de segurança disponíveis, segundo as características das zonas de segurança estabelecidas.

O que deve ser considerado no zoneamento de área?

Para definir e mapear a divisão da área que será protegida, é preciso fazer uma análise precisa.

Frequentemente, são levados em consideração o tamanho exato da área que será protegida, as características geográficas do local, tipo das edificações, produtos armazenados e seus valores e o grau de risco de cada área.

Benefícios do zoneamento

O zoneamento contribui bastante para a proteção do patrimônio. Dessa forma, além de maximizar os resultados, ele reduz os custos.

De antemão, a inexistência deste planejamento torna a aplicação do serviço de segurança complexo e, por consequência, ineficaz, pois deixa muitos pontos vulneráveis.

Em conclusão, realizar um bom planejamento de zoneamento, possibilita otimizar os recursos de segurança patrimonial, alocando os vigilantes em pontos críticos e direcionando os recursos tecnológicos.

Viu como o zoneamento de área protegida na segurança física é fundamental? Nesse ínterim, se você possui uma empresa, com uma área grande a ser protegida, o método pode ser bastante eficaz.

A Anjos da Guarda está a sua disposição. Em caso de dúvida ou sugestão, entre em contato conosco!