Temos a portaria de autorização de funcionamento e o certificado de segurança expedidos pela Policia Federal necessários para o exercício regular da atividade de segurança e vigilância patrimonial em todo o estado de Minas Gerais.
É feito um mapa dos riscos existentes no local da prestação dos serviços. Os vigilantes são especialmente treinados e orientados de acordo com o plano de segurança desenvolvido para o cliente.
Os vigilantes são admitidos após rigoroso processo de seleção e avaliação. Periodicamente passam por avaliações médicas e psicológicas. Nossos cães de guarda são treinados, vacinados e tem o acompanhamento veterinário necessário.
O setor operacional conta com modernos recursos de logística, transporte e comunicação, permitindo a integração necessária entre a base operacional, a supervisão e os postos de vigilância. A reserva técnica permite atendimentos emergências, coberturas e reduzido prazo de implantação de operações de vigilância.
A Vigilância Patrimonial é um conjunto de medidas utilizadas para prevenção de riscos ao patrimônio e oferecer uma segurança completa às organizações e às pessoas envolvidas. Trata-se de um serviço personalizado cujo intuito é proteger as instalações da organização, seus recursos financeiros, veículos, estoque, equipamentos e as pessoas que frequentam o local.
Embora os nomes sejam parecidos, os dois conceitos se diferem e se completam. Isso porque a segurança patrimonial diz respeito às medidas securitárias colocadas em prática para evitar a ocorrência de roubos, assaltos, sequestros, etc. Enquanto a vigilância patrimonial diz respeito à atuação do profissional que mantém a ordem e segurança de determinado local, impedindo que ocorram ações criminosas.
O serviço de vigilância patrimonial inclui a fiscalização de cargas e pessoas, combate a incêndios e comunicação com órgãos competentes, além de prevenir e controlar delitos e outras irregularidades.
Ela funciona de maneira sistêmica e preventiva, com alguns tipos de abordagem, tais como: advertência; assistência; averiguação; intervenção; orientação e registro de ocorrência.
Dentro desse serviço é também possível exercer outras atividades, como: segurança pessoal, escolta armada, transporte de valores e escola de formação de vigilantes, entretanto, é necessário obter autorização específica da Polícia Federal para cada categoria.
É válido lembrar que, para atuar nesse segmento, os profissionais devem ter feito o curso de extensão específico para o exercício da atividade, e que empresas de segurança privada não podem exercer atividades de vigilância em vias públicas.
O grande objetivo da contratação desse serviço é evitar ao máximo que haja perdas, tais como furtos, roubos, incêndios, acidentes, violações de sistemas, sequestros, sabotagens, espionagem, dentre outros.
Sendo assim, contar com um bom serviço de vigilância patrimonial é a solução ideal para quem deseja proporcionar mais tranquilidade para moradores, nos casos de residências e condomínios, e para gestores, proprietários, funcionários e clientes de empresas e organizações diversas.
O serviço de vigilância proporciona diversos benefícios, como:
· Otimização do processo de gestão de pessoas;
· Mais segurança e tranquilidade para os usuários do serviço;
· Planejamento de procedimentos, ações e estratégias para a promoção de uma segurança assertiva;
· Profissionais treinados e capacitados para realizar as ações necessárias;
· Análises de riscos e vulnerabilidades das instalações do local vigiado, mais assertiva;
· Serviço de alta qualidade com economia para quem contrata (o gestor contratante dos serviços não precisará se preocupar com questões burocráticas, como pagamento dos salários, horas extras, adicionais, entre outras).
Para realizar uma escolha assertiva, é preciso se atentar a alguns fatores importantes na hora de escolher a empresa que irá prestar o serviço de vigilância patrimonial.
Confira abaixo os principais fatores que devem influenciar a sua escolha:
Credenciamento da PF.
Somente empresas autorizadas pela Polícia Federal podem oferecer serviços de vigilância patrimonial. Por isso, confira se a empresa é legalizada e possui todas as certificações necessárias para que os profissionais estejam habilitados para o desempenho da função.
Essa verificação pode ser realizada através do site da Polícia Federal, utilizando o CNPJ da empresa.
Conheça a reputação da empresa. Conhecer o histórico da empresa é algo indispensável! Peça indicação de pessoas confiáveis:
Pergunte a conhecidos, amigos e família se já usaram os serviços da empresa. Verifique com outros clientes como eles foram atendidos e se ficaram satisfeitos.
Faça orçamentos com mais de uma empresa. Esse passo é importante para que você possa comparar os preços e os serviços oferecidos. Analise o salário e os benefícios do colaborador. Além de itens que fazem parte da composição de preços como: vale-transporte, seguro de vida, assistência médica, refeição, cesta básica, entre outros.
Verifique se a empresa está em dia com as exigências e cumprimento da lei; pois, no caso de inadimplência por parte do prestador de serviços, o contratante é corresponsável pelas obrigações assumidas pelo contratado.
Por isso, opte sempre por uma empresa que valorize o bem estar de seus colaboradores.
Confira se os colaboradores da empresa possuem a qualificação e suporte necessário para o serviço.
Todos os profissionais que atuam como vigilantes precisam, obrigatoriamente, ter o curso de especialização na área e registro junto à DELESP do Estado de formação.
O vigilante deve fazer anualmente exames que comprovem sua boa saúde física e mental e, de dois em dois anos, se submeter a uma reciclagem profissional. Essa prática garante a preparação adequada para o exercício da atividade.
Opte por empresas que investem em armamento e tecnologia moderna.
Para que a empresa preste um serviço de qualidade, é essencial que ela invista e ofereça a seus colaboradores equipamentos adequados. Além de sempre fornecer a manutenção e atualização dos equipamentos e softwares que serão usados.
Existem prós e contras para a implantação de segurança armada e para a segurança desarmada, por isso, quando se trata de escolher entre esses dois tipos de serviço de segurança , é preciso levar em consideração a necessidade do nível de segurança que o local exige.
Para uso profissional existe uma legislação que estabelece os pré-requisitos que permitem sua utilização de armas de fogo nos serviços de segurança.
Armas de fogo são objetos perigosos; conhecer as leis de segurança patrimonial será fundamental na hora de contratar a melhor empresa.
Vantagens da vigilância patrimonial desarmada
Menor custo. Em comparação com a vigilância armada, essa opção possui o menor custo de contratação, uma vez que a vigilância armada exige treinamento e requisitos mais específicos, logo, os gastos com a formação da equipe são maiores, refletindo no valor do serviço.
Mais tranquilidade e segurança em qualquer hora do dia. Quando a empresa de vigilância patrimonial oferece a proteção ininterrupta de vigilantes (proteção 24h), é possível realizar as atividades em qualquer hora do dia com mais tranquilidade.
Inibição da ação de bandidos. O serviço especializado de vigilância patrimonial tende a afastar e inibir a atuação de criminosos.
Proporciona um sistema de controle de acesso mais eficiente. O monitoramento de quem entra e sai de um local seja residencial, comercial ou industrial, através do sistema de controle de acesso é a base de um protocolo de segurança eficiente.
Valorização do imóvel. Os prédios que possuem segurança patrimonial tem mais apelo no mercado, pois a sensação de segurança que o serviço promove contribui para o bem-estar das pessoas.
Oferecer uma equipe certificada pela Polícia Federal para atuar na segurança com porte de arma.
Contar com profissionais treinados para agir em qualquer situação de risco e ameaças.
Fornecer segurança qualificada, pois os vigilantes passam por treinamentos psicológicos para fazer o uso consciente do armamento.