Notícias

Gestão de facilities com funcionários próprios x terceirização: qual o melhor?

3 de janeiro de 2020, por Anjos da Guarda
Gestão de facilities com funcionários próprios x terceirização: qual o melhor?

Muitos empresários mantém uma dúvida em relação a gestão operacional de facilities. Afinal, a terceirização é uma boa alternativa ou contar com uma equipe interna é a melhor opção?

Cada vez mais em evidência, o termo facilities diz respeito às tarefas que são essenciais para o bom funcionamento de um negócio. Algumas delas são: portaria, limpeza, manutenção, entre outras.

Antes de definir se terceirizar ou manter uma equipe interna é melhor para a sua empresa, vamos apresentar os principais detalhes sobre a gestão operacional de facilities.

O objetivo da gestão operacional de facilities

A gestão de facilities tem o objetivo de fazer o gerenciamento de todas as atividades relacionadas à administração e manutenção estrutural e segurança.

É uma função considerada bastante importante, já que influencia diretamente na conservação dos espaços, tornando-os mais agradáveis, produtivos e seguros para toda a equipe.

Geralmente, o gerenciamento não faz parte da estratégia central de uma empresa. Porém é um serviço crucial, pois oferece suporte indiretamente, para que o negócio possa obter sucesso.

Afinal, é mais vantajoso terceirizar ou manter uma equipe interna?

De antemão, a resposta é simples: terceirizar a gestão de facilities é algo mais vantajoso.

Deixar algumas lideranças encarregadas pela administração dos serviços pode não ser a melhor opção. Afinal, elas não possuem um conhecimento efetivo sobre os processos. Isso pode impactar bastante no resultado final.

Além disso, o empenho na atividade acaba consumindo um tempo considerável, que poderia ser utilizado na aplicação de atividades mais estratégicas.

Para evitar esses e outros problemas, o ideal é você, empresário, optar sempre pela terceirização. As principais vantagens são:

A terceirização evita a burocracia

Quando uma empresa opta por uma equipe interna de gestão de facilities, existe vários custos e documentações que necessitam ser administrados. Além, é claro, de processos essenciais, como, por exemplo, o recrutamento, o treinamento e a integração.

Já com a terceirização, a função deixa de ser da empresa e os profissionais já assumem capacitados e prontos para desempenharem suas funções nos postos.

Proporciona foco no negócio

A gestão operacional de facilities, quando realizada por uma empresa terceirizada, os profissionais internos direcionam o pensamento para os seus setores. Com isso, a atividade fim da organização tende a ser aperfeiçoada.

Viu como a terceirização da gestão operacional de facilities é fundamental? Agora que você já sabe disso, busque uma empresa confiável e que irá entregar serviços de qualidade.

Você pode confiar na Anjos da Guarda. Atuamos de forma complementar e bastante integrada. O objetivo é disponibilizar ao mercado soluções inteligentes. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços.