Notícias

O profissional da segurança privada: conheça cada função

20 de dezembro de 2019, por Anjos da Guarda
O profissional da segurança privada: conheça cada função

A segurança privada é um segmento complexo, que possui muitas vertentes e, sobretudo, integra vários colaboradores de diferentes funções. Diante do cenário, é fundamental que você empresário saiba detalhes sobre cada profissional.

Legislação e deveres de cada profissional

Antes de conhecer as funções exercidas por cada profissional, é muito importante saber de detalhes acerca da legislação e dos deveres de cada um.

A legislação sobre a Segurança Privada considera como profissional de segurança aquele que é habilitado nos cursos de formação credenciados pela Polícia Federal.

Esses profissionais podem estar inseridos em empresas de serviços de segurança privada ou serviços orgânicos de segurança.

Alguns dos vários deveres que devem ser seguidos pelos profissionais: respeito à dignidade e diversidade da pessoa humana; desempenho das atividades com probidade, desenvoltura e urbanidade e sempre manter o sigilo profissional.

Agora, conheça detalhes sobre cada função estabelecida dentro do segmento da segurança privada.

Gestor de segurança privada

O gestor de segurança tem papel fundamental na área. Ele é um profissional especializado do segmento, com nível superior.

Ele é responsável pela identificação, análise e avaliação de riscos. Também possui a função de definir, integrar e organizar recursos físicos, humanos, técnicos e organizacionais a serem utilizados na mitigação de riscos.

Além disso, é papel do gestor realizar auditorias de segurança em organizações públicas e privadas, entre outras funções.

Coordenador e Supervisor Segurança

O Coordenador de segurança é um dos líderes e uma das referências na atuação da segurança privada. Ele fica encarregado pelo controle operacional dos serviços prestados pelas empresas de segurança. Ao supervisor, fica a responsabilidade de inspecionar os serviços prestados pelas empresas de segurança.

Vigilante

É o profissional da segurança privada que está regulamentado na legislação que diz respeito a segurança privada. Também é habilitado em curso de formação e é responsável por diversas funções. Algumas delas: 

– Vigilância patrimonial: este profissional atua em empresas privadas realizando a segurança dos ativos do cliente.

Segurança de eventos: atua em espaços comunais, realizando o controle de acesso do público em geral e identificando e contingenciando possíveis situações de distúrbio. 

– Escolta armada: atua na escolta e preservação de cargas.

– Transporte de Valores: atua na coleta e transporte de valores.

– Segurança pessoal: atua na preservação da integridade física de pessoas.

É fundamental que você, empresário, saiba detalhes de cada função destacada, para contratar o profissional certo.

Caso precise de mais informações, conte com a Anjos da Guarda.

Disponibilizamos ao mercado, soluções inteligentes em serviços de segurança. Para saber mais, basta entrar em contato conosco!