Todos os dias os meios de comunicação noticiam a audácia e ousadia dos criminosos para cometerem crimes contra a vida e contra o patrimônio, muitas das vezes com um nível exacerbado de violência com consequências irreparáveis para as vítimas. Ao analisarmos conjunturalmente esse cenário percebemos uma alteração no “modus operandi” da criminalidade, que muitas vezes se vale de organização e de estratégias bem elaboradas para identificar as brechas no sistema de segurança no intuito de lograr êxito com agilidade.
Diante desse cenário, cuidar da Segurança se tornou algo complexo e necessário. Hoje, já não adianta apenas construir muros e instalar cercas elétricas sem um estudo de viabilidade e com um planejamento capaz de otimizar seus recursos financeiros. Para tanto, é preciso buscar ajuda especializada e promover a sua segurança e de seu patrimônio de forma eficaz e eficiente. Afinal, Segurança é matéria que exige conhecimento e sobriedade, e deve ser tratado por quem tem condições técnicas de lhe oferecer as melhores soluções de mitigação dos riscos para estrategicamente manter a incolumidade física do ambiente que se deseja proteger.
Por isso, nós da Anjos da Guarda lhe apresentamos um dos métodos utilizados por especialistas em análise de riscos patrimoniais, a Teoria dos Círculos Concêntricos, que tem o objetivo de direcionar por nível de importância os recursos necessários para frustrar as ações dos criminosos.
Este método foi criado na idade média pelos senhores feudais com o objetivo de proteger seus castelos e feudos. A implantação desse sistema de segurança consistia em construir várias barreiras – compostas por muralhas, poços e torres de observação com guardas em vigília 24h por dia – para impedir a invasão dos inimigos. Cada uma dessas barreiras era considerada um círculo de proteção, dando origem à Teoria dos Círculos Concêntricos.
O alto índice de êxito desse sistema fez com que o método fosse adaptado e adotado por empresas de segurança, sendo utilizado até hoje. A implementação desta teoria no sistema de proteção patrimonial, no entanto, não exige um número mínimo ou máximo de círculos, dependendo do nível de proteção que se deseja implementar, podendo ser administrado por etapas e definidos pelo critério de importância preestabelecido nas demais fases da análise de riscos.
Logicamente, quanto mais barreiras são construídas, mais complexo e difícil se torna o acesso não autorizado, visto que as barreiras deixam as ações dos criminosos mais lentas e demoradas, desestimulando-os e facilitando a chegada da polícia.
Contudo, para ambientes de alta complexidade ou de alto valor agregado, o aperfeiçoamento, citado anteriormente, das ações criminosas fez ser necessário que o método passasse por um “upgrade”, visto que, até então, esse era utilizado somente na horizontal, ou seja, no solo, permitindo brechas para o acesso de intrusos. Assim, para aumentar a proteção desses ambientes, os novos projetos de segurança têm sido desenvolvidos com base na “Teoria das Esferas Concêntricas”.
Conhecida como a Teoria das Esferas Concêntricas, este novo método de segurança prevê, além das ações horizontais, medidas de segurança em todas as dimensões, incluindo o espaço aéreo e subterrâneo.
Veja abaixo algumas ameaças que o método considera, de acordo com cada nível de segurança:
Nível solo: pessoas e veículos;
Nível espaço: aeronaves, paraquedas, drones;
Nível subterrâneo: barreiras, pessoas.
Dessa forma, pela Teoria das Esferas Concêntricas, os círculos de proteção podem conter desde sistemas de alarme e até mesmo drones, dependendo apenas do critério e necessidade do dono de cada imóvel a ser protegido.
A dica é contratar uma empresa especializada em segurança patrimonial que seja de sua confiança, que esteja em constante atualização e invista em novas tecnologias com soluções inovadoras para tornar a sua vida e seu patrimônio mais seguros.
O Grupo Anjos da Guarda atua de forma objetiva e estratégica, oferecendo soluções ativas e inteligentes de segurança para o seu imóvel, por meio dos serviços de vigilância armada e desarmada, ronda com monitoramento, equipamentos de segurança eletrônica, cerca elétrica, CFTV, rastreamento veicular, entre outros.
Conheça-nos e descubra qual o projeto de segurança ideal para a sua necessidade.
Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário com sua opinião sobre o tema e compartilhe o nosso post nas redes sociais.