Notícias

Capacitação Eficiente

24 de fevereiro de 2016, por Anjos da Guarda
Capacitação Eficiente

[vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]Vigilantes trabalham para proteger patrimônios e, consequentemente, pessoas. Cuidar de bens e vidas não é uma tarefa simples. É preciso muito treinamento e concentração para não deixar escapar nenhum movimento suspeito. Por isso, esses profissionais, obrigatoriamente, devem fazer o curso de Formação de Vigilante, em escolas credenciadas pela Polícia Federal. As disciplinas ensinadas são extremamente úteis para o exercício da profissão.

Na Anjos da Guarda, todos os vigilantes possuem formação profissional e o curso de reciclagem em dia, dentre as disciplinas ministradas estão:

• Noções Básicas de Combate a Incêndio
• Noções Básicas de Primeiros Socorros
• Noções Básicas de Direção Defensiva, dentre outros.
“Esses cursos transmitem conceitos que podem ser usados tanto no trabalho quanto no âmbito familiar”, explica Ottaneyl Trindade Cordeiro, da Segurança do Trabalho.

RESULTADOS, NA PRÁTICA
O vigilante Sílvio Arcanjo, que presta serviços para o Centro de Distribuição do jornal Estado de Minas, situado nas proximidades do Anel Rodoviário de Belo Horizonte estava em seu posto de trabalho, no dia 23 de janeiro de 2014, quando avistou um ônibus em chamas, movimentando-se lentamente na Via Expressa. “Percebi que o veículo estava pegando fogo e descendo, devagar, pela avenida movimentada. Imediatamente, peguei um extintor, corri até lá para apagar o fogo e puxei o freio de mão, para evitar acidentes”, conta. Logo depois, Silvio ligou para a Polícia Militar.

O treinamento de Combate a Incêndio foi essencial para que ele conseguisse apagar o fogo de maneira correta. “Pela cor das chamas, identifiquei que tinha que usar o extintor de pó químico. Também usei as técnicas aprendidas, para manusear corretamente o equipamento”, afirma. A atitude heroica do vigilante foi divulgada em vários veículos de comunicação, como as TVs Alterosa, Band e Record, as rádios CBN e Itatiaia, os portais dos jornais Estado de Minas, O Tempo e Hoje em Dia e também no site G1.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]