A falta de segurança é um assunto bastante debatido entre as pessoas. Historicamente as mulheres são vistas como um alvo fácil pelos marginais, por isso é necessário tomar alguns cuidados especiais.
Separamos 4 dicas sobre segurança pessoal para que as mulheres possam se prevenir em possíveis situações de risco. Continue a leitura e saiba mais.
Uma medida básica para evitar a ação de alguém nas ruas é se manter sempre em alerta. Fique atenta, tanto na parte do dia, quanto na parte da noite, aos arredores e para quem se aproxima. Caso se sinta desconfortável ou se achar que alguém está te seguindo, atravesse a rua ou entre em um estabelecimento movimentado.
Outro ponto importante para a segurança pessoal é não ficar no celular ou com outros aparelhos eletrônicos na rua, pois isso pode passar a impressão de que você está distraída e chamar a atenção de pessoas mal-intencionadas.
Se você usa o transporte público, uma boa dica é se sentar nos bancos do corredor. Assim, fica mais fácil evitar ficar perto de uma pessoa que faça você se sentir insegura, por exemplo. Já no caso do metrô, não perca tempo em continuar no mesmo vagão caso você se sinta observada.
Antes mesmo de sair de casa, algumas medidas precisam ser tomadas. Confira se você trancou as janelas e portas, e ao sair, verifique ao redor se não há algum estranho por perto. Ao entrar em casa, faça o mesmo.
Na volta para casa, ainda dentro do ônibus, carro ou metrô, pegue sua chave e a tenha em mãos para que você não precise ficar parada na porta de casa mexendo na bolsa até encontrá-la.
Ao estacionar seu carro, fique atenta aos arredores e não estacione em locais afastados ou mal iluminados. Ter a chave em mãos antes de sair do estabelecimento torna a entrada no veículo mais rápida. Caso veja algo suspeito, evite parar e chegar perto do veículo. Ao entrar no automóvel, saia logo do local, não fique parada usando o celular ou organizando algo no veículo.
Ao dirigir, use a faixa do meio por onde os ladrões tem um acesso mais restrito, e não deixe as janelas do carro totalmente abertas. Além disso, outra dica importante é evitar passar por ruas abandonadas e por caminhos estranhos com pouca movimentação, principalmente durante a noite, caso esteja sozinha. Lembre-se que isso também vale para percursos a pé.
A partir dessas dicas de segurança pessoal, as mulheres podem mitigar situações de risco. Compartilhe com outras mulheres e siga a Anjos da Guarda nas redes sociais para ter acesso a outros conteúdos.