Para que um ambiente esteja realmente seguro é necessário realizar um estudo detalhado das vulnerabilidades que o empreendimento está inserido. A partir do mapeamento de riscos é possível elaborar um diagnóstico e propor as soluções de segurança mais adequadas de acordo com o cenário pesquisado.
No texto de hoje, vamos auxiliá-lo na identificação de possíveis vulnerabilidades existentes em seu condomínio para que você possa agir de forma preventiva, mitigando eventuais ocorrências.
É importante entender que a localização do condomínio poderá contribuir para a mitigação ou para o aumento dos riscos para a segurança. Dentro dessa perspectiva, para determinarmos o nível de vulnerabilidade, se faz necessário identificarmos a existências do seguinte:
O ideal é que exista um profissional responsável pela segurança focado em planejar e organizar todo o processo, que tenha capacidade de elaborar procedimentos preventivos, que deverão ser apresentados e aprovados em assembleia. Assim os procedimentos poderão ser difundidos, a título de orientação e cobrados, quando necessário, com legitimidade pela equipe de segurança. Nessa fase é importante contar com a expertise de empresas de segurança patrimonial.
Todos os profissionais devem ser capacitados e treinados a agir de modo preventivo, antecipando possíveis ameaças e se posicionando de forma a evitar qualquer foco de insegurança.
Será importante avaliar o nível motivacional e de comprometimento dos atuais colaboradores.
Outro ponto relevante é a realização de um processo de seleção rigoroso que inibi a contratação de pessoas tecnicamente despreparadas e/ou desonestas, aumentando o nível de eficácia da operação.
Empresas de vigilância, para exercer sua atividade, precisam ter competência técnica e habilitação legal, comprovada por meio da Autorização de Funcionamento (Alvará) e pelo Certificado de Segurança, ambos emitidos pelo Departamento de Polícia Federal.
O objetivo central é dissuadir os acessos não autorizados, e para tanto, devemos avaliar o nível de proteção atribuído pelas barreiras físicas existentes.
Avaliar:
Valer-se dos recursos de segurança eletrônica para estabelecer a proteção perimetral.
Para proteção de áreas perimetrais, nos dias atuais, é imprescindível contar com os recursos disponíveis nas várias tecnologias de segurança eletrônica disponíveis no mercado, que permitem a redução dos gastos com segurança física dentro de um payback de implantação com prazos razoáveis.
As áreas comuns do condomínio como pátios, jardins, estacionamentos e outros ambientes devem estar devidamente iluminados, evitando a existência de grandes pontos escuros.
Atente-se também aos arredores do condomínio, pois a iluminação das vias públicas deve ser satisfatória. Em caso de qualquer falha entre em contato com a companhia energética responsável.
Dica de Sustentabilidade:
Diminua o consumo de energia elétrica com a utilização de lâmpadas de baixo consumo energético e de sensores de presença para ascender a iluminação.
Para saber quais as ações mais eficientes para a proteção do seu condomínio é preciso contar com uma empresa de segurança especializada que fará um estudo completo dos riscos, levando em consideração todos os fatores descritos acima.
A Anjos da Guarda pode auxiliá-lo nesse processo. Contate-nos e conheça um pouco mais sobre nossos serviços. Além de identificar os riscos e avaliá-los, podemos oferecer a melhor solução para seu condomínio, mitigando as possíveis vulnerabilidades existentes.