Qualquer empresa de varejo, independentemente do tamanho, possui metas a alcançar. O alcance destas metas sempre será influenciado pelos ambientes interno e externo, gerando as incertezas, que se concretizarão dependendo das potenciais fontes de perdas e do tipo e da qualidade do controle exercido.
Então podemos afirmar que o sucesso da gestão de perdas depende da eficácia da estrutura, pois essa estabelece os meios organizacionais para a sua efetiva aplicação.
Pensando nisso, apresentamos os pilares de uma boa gestão de perdas no varejo:
A seleção deve partir do princípio da adequação da pessoa a atividade para que está alcance eficiência e eficácia no cargo. Do ponto de vista da segurança deve-se observar:
Contar com uma boa equipe de funcionários e com bom serviço de segurança patrimonial, ajuda a combater situações críticas e reduz, consideravelmente, os prejuízos.
Diante das adversidades ocorridas no varejo, adotar medidas preventivas é um bom começo para evitar perdas, em que podemos começar com a realização de inventários periódicos, que em média, deverão ser praticados a cada quatro meses.
Deve-se utilizar os meios ativos de segurança (câmeras, sistemas de alarmes, iluminação automatizada, controle de acesso, etiquetas antifurto etc.) para preservar a proteção de mercadorias.
O amplo acompanhamento dos processos (check-list, controle de chaves, padrão de tempo por atividade, nível de produtividade) pela equipe de prevenção de perdas permite que identifique, antecipadamente, a necessidade de ajustes operacionais, tendo como consequência a diminuição da perda e a inibição de ações ilícitas internas ao estabelecer um ambiente controlado e organizado.
Veja as vantagens em adotar ações de controle e monitoramento:
O treinamento deve explorar e ampliar a capacidade cognitivas da equipe de prevenção de perdas para que as ações operacionais consigam realizar o controle preventivo do furto de mercadorias e produtos através da identificação dos padrões comportamentais que indicam risco.
As perdas e quebras podem ocorrer em qualquer etapa do processo de operação do varejo por isso é preciso manter uma estrutura eficiente que minimizar as ocorrências.
Conheça nosso e-book com importantes dicas de segurança para lhe ajudar a ter um ambiente mais seguro para funcionários e clientes e, consequentemente, sucesso em seu negócio. Clique aqui para ter acesso ao material.
Gostou do nosso texto? Então, curta e compartilhe as nossas publicações nas redes sociais!