Notícias

6 dicas para ajudar a aumentar a segurança em seu comércio

18 de abril de 2017, por Anjos da Guarda
6 dicas para ajudar a aumentar a segurança em seu comércio

A Pesquisa de Vitimização do Segmento Supermercadista, realizada pela área de estudos econômicos da Fecomércio MG – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Sincovaga BH – Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, mostra que quase a metade dos 364 estabelecimentos consultados em Belo Horizonte já sofreram algum tipo de violência, como furto e assalto à mão armada.

Dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) mostraram também que o número de roubos em Belo Horizonte praticamente dobrou em quatro anos e em 2017, infelizmente, a perspectiva não é otimista.

Frente a números tão desanimadores, é preciso tomar atitudes coerentes, racionais e seguras que ajudem a manter a integridade, sua e da sua equipe e, claro, a preservação do seu patrimônio. Separamos seis dicas para ajudar você nessa jornada. Confira:

Cuide das rotinas de banco

Ao programar rotinas de banco como depósito ou saques de valores, certifique-se de que as elas não oferecerão perigo aos funcionários e nem a você mesmo. Faça trajetos alternativos, vá em horários diferentes e jamais carregue grande quantias de dinheiro, mesmo que por trechos curtos.

Ao sair e entrar do banco olhe ao redor, observe as pessoas e fique atento a possíveis atitudes suspeitas. Jamais menospreze uma sensação ou intuição de insegurança e procure andar sempre acompanhado.

Em casos de perigos evidentes não tenha vergonha de pedir auxílio aos seguranças do banco e/ou solicitar ajuda policial.

Cuidados na hora do fechamento de caixas e sangrias

Sangrias são momentos que o operador de caixa interrompe suas atividades para fazer um fechamento parcial das vendas, recolhendo o dinheiro excedente para armazená-lo em locais mais seguros, como cofres.

É uma prática comum e recomendada, para evitar acumulo de grandes valores nos caixas.

Combine horários diferentes para a realização dessa atividade. Não crie uma rotina, pois rotinas também chamam a atenção de bandidos.

Além disso, evite fazer fechamento de caixa e sangrias em horários de muito movimento no comércio, assim você evita também chamar a atenção para essa tarefa.

Tenha cautela ao abrir e fechar o estabelecimento

Horários de abertura ou fechamento de comércio são pratos cheios para atuação de criminosos. Por isso, sempre que for abrir ou fechar o estabelecimento, conte com ajuda de outras pessoas, jamais faça isso sozinho e evite fazê-lo em horários em que a rua está vazia.

Combine com sua equipe para que eles também sempre realizem essa tarefa em duplas ou trios de modo que um possa ajudar a vigiar o local e observar caso haja alguma atitude suspeita no entorno.

Faça tudo de maneira rápida, evite ficar conversando por longos períodos na porta da loja. Abra ou feche a porta e retire-se dali imediatamente. Muito cuidado também com as pessoas que param nesses momentos para pedir informações. O ideal é não dar nenhuma brecha ao perigo.

Combine práticas seguras com a equipe

Trabalhar em equipe é sempre melhor e mais seguro e isso vale para o horário de almoço, para as caminhadas até o carro ou ponto de ônibus, para os avisos de atraso e para comunicar sobre alguma mudança de rotina/itinerário.

Incentive sua equipe a realizar essas atividades sempre mantendo uma troca de informações consistente de modo que todos saibam onde o colega está, se mudou a rotina de chegada ou saída naquele dia, se chegou bem ao destino, se vai atrasar etc.

Uma boa ferramentas para manutenção dessas informações são os grupos de WhatsApp, por exemplo.

Deixe a fachada da loja protegida

Deixe a fachada da sua loja livre para facilitar a entrada. Evite deixar mercadorias fáceis de furtar logo na porta do estabelecimento. Combine com a equipe um revezamento para que sempre haja alguém por perto, observando a movimentação. Uma fachada abandonada também é um atrativo para ação de criminosos.

Espelhos bem posicionados e câmeras de segurança são excelentes opções para ajudar na vigilância dessas áreas e inibir a ação de criminosos.

Contrate serviços de segurança para o seu negócio

A contratação de serviços de segurança ajuda a reforçar a vigilância da sua empresa e a prevenir ocorrências criminosas. Circuito Interno de TV, alarmes, cercas elétricas, vigilância patrimonial, portaria ativa são algumas das opções disponíveis.

Em várias situações a combinação entre alguns destes serviços pode ser a solução ideal para o seu negócio. Solicite uma consultoria especializada e avalie a real necessidade do seu estabelecimento.

Esperamos que essas dicas possam contribuir para ações mais efetivas em prol da segurança de seu comércio.  Convidamos você para baixar nossos e-books e conferir mais dicas de segurança para o seu comércio e para sua família!