[vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]Muitas pessoas pensam e agem na internet, como se fosse um ambiente livre de regras. Mas não é! Mesmo com poucas leis específicas para o comportamento digital, a justiça pode se valer da legislação tradicional para punir quem precisa ser punido. A publicação na internet pode sim, dependendo do caso, ser considerada como prova e isso tem acontecido. É importante utilizar a web de maneira consciente, com bom senso e acima de tudo, com segurança. Confira a seguir algumas dicas:
As pessoas do seu convívio leem o que você publica na web, sabia?
Se existem certos assuntos que não são tratados pessoalmente, com pessoas do nosso trabalho e convívio, porque então tornar esses assuntos público? Além de incoerente, essa exposição é prejudicial para sua imagem. O Facebook, permite a criação de grupos para que as publicações sejam filtradas e melhor direcionadas. Usando esse recurso você destina a mensagem/foto somente para o público de interesse.
Não existem duas vidas, nem duas personalidades
Vivemos na era do cibridismo – um termo utilizado para denominar os indivíduos que não conseguem mais distinguir o virtual e o off-line, já que um complementa o outro. É ilusão pensar que o que colocamos na internet não terá consequências no mundo físico. Por isso, calúnias, difamações, mentiras e qualquer tipo de crime ou atitude moralmente inapropriados podem sim repercutir na sua vida pessoal e profissional.
Na internet, a “entrevista de emprego” é constante
Você já deve ter lido ou ouvido dicas para se portar em uma entrevista de emprego. A roupa que você usa, sua expressão, o que você diz… Tudo isso conta na avaliação para definirem se você será ou não um bom profissional para aquela instituição. A novidade é que as empresas já costumam pesquisar o perfil do candidato nas redes sociais. Então, antes de publicar qualquer conteúdo público, pense: será que eu falaria isso para o meu entrevistador? Será que eu mostraria essa foto para o meu futuro contratante? Será que essa minha opinião condiz com o que eu disse naquela entrevista?
A internet não é uma máscara
Por mais que a web nos dê a impressão de que podemos ser quem quisermos, é importante entender que a mentira tem prazo de validade também ali. O que você é, as ideias que repercute e suas atitudes no mundo “real “acabam, mais cedo ou mais tarde, sendo repetidas no ambiente digital. Por isso, é muito importante fazer uma reavaliação pessoal, antes de fazer uma reavaliação do comportamento na internet, que será apenas um reflexo de quem você realmente é.
Cuidado com o que você compartilha
Existe hoje uma onda de compartilhamentos de informações que, muitas vezes, comprometem a imagem de terceiros. Vídeos, fotos, textos…. Compartilhar isso também é crime. Se você retransmite imagens e informações de outros, sem a autorização deles, você está sendo cúmplice de um crime e pode ter que pagar por isso judicialmente. Existe também o constante compartilhamento de informações falsas como se fossem verdadeiras. Boatos, podem causar sérios danos aos envolvidos. A dica é: antes de compartilhar qualquer coisa, pense se aquilo será útil para alguém. Certifique-se de que não prejudicará ninguém e, acima de tudo, tenha certeza de que se trata de uma informação verdadeira. Caso contrário, desista de compartilhar e preserve a sua imagem e a imagem dos outros. Isso é ter consciência. É provar que você sabe viver em harmonia e em segurança, promovendo a paz social.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]