[vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]Até Mark Zuckerberg se protege na web.
Ao comemorar 500 milhões de seguidores no Instagram, Mark Zuckerberg – presidente do Facebook – publicou uma foto em agradecimento ao público. O que chamou a atenção, no entanto, foi o computador dele, que estava com a webcam e o microfone vedados.
Apesar de parecer exagero, Mark está certo em se proteger desta forma. Dispositivos como tablets, laptops e celulares são os que mais correm risco de serem invadidos por softwares maliciosos. Alguns desses programas conseguem acessar câmeras, tirar fotos ou até mesmo filmar sem que o usuário perceba. Após a descoberta dessas invasões, o uso de adesivos para vedar câmeras e microfones se tornou tão necessário, que a Electronic Frontier Foundation criou um adesivo específico para isso.
Sabemos que as celebridades e pessoas públicas correm maior risco de serem hackeadas, mas nós, cidadãos comuns, não estamos imunes a essas invasões. Para garantir a segurança no mundo digital, fique atento às dicas abaixo:
– Não deixe a webcam ligada enquanto está fora;
– Não deixe o microfone do seu computado ligado;
– Saia de todas as suas contas de e-mail e redes sociais;
– Não divulgue informações pessoais na internet;
– Crie senhas difíceis e mude-as, periodicamente;
– Atualize o seu antivírus e faça uma varredura periodicamente;
– Tome cuidado com downloads – só clique em baixar se tiver certeza de que é seguro;
– Não acesse sites duvidosos;
– Não instale softwares piratas em seu computador.
São muitas as providências que devem ser tomadas para garantir a segurança na internet, mas todas devem ser observadas. Seguindo essas dicas, você evita que invasores divulguem ou usem suas informações para praticar delitos e garante mais segurança em sua navegação.
Bons cliques![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]