Quando se trata de desempenho e, sobretudo, economia, a terceirização de serviços é uma opção bastante vantajosa às empresas. Ela otimiza o tempo de gestores e profissionais, reduz o custo e provém um maior nível de organização à operação.
Uma empresa especializada em prestar serviços será capaz de desenvolver projetos personalizados, dando ênfase a variações, como, o segmento de atuação do cliente, o espaço físico do local, o fluxo de pessoas, entre outros elementos importantes. Isso possibilita a criação de procedimentos específicos de trabalho.
É importante que o empregador fique atento ao perfil das prestadoras de serviço. As empresas devem ser idôneas e devem ter como meta a excelência na qualidade do serviço adquirido, com profissionais bem treinados, aptos a se submeterem a diversas situações.
Um dos serviços mais procurados, em relação à terceirização, é pela área de hotelaria. O segmento hoteleiro no Brasil tende a crescer.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em 2018, 67,6% dos empresários ouvidos pretendiam realizar investimentos nos primeiros meses de 2019, sendo que 47,8% mantinha expectativa de faturamento no primeiro semestre do ano. Ao todo foram ouvidos 682 empreendimentos de todo o país.
O maior índice de expectativa de aumento de faturamento com hospedagem foi verificado entre os empresários de grandes centros visados pelo turismo, como São Paulo (59,8%), Minas Gerais (59,3%) e Pernambuco (56,3%). Quanto maior o avanço, maior será a capacitação exigida por parte dos profissionais.
Com base no crescimento exorbitante, as atividades realizadas pela terceirização na hotelaria podem contribuir efetivamente com a administração e a satisfação dos usuários.
Para os serviços, é necessário conferir se a empresa contratada conta com profissionais que estão alinhados ao grau de exigência dos hóspedes, além das políticas desempenhadas no hotel.
Para certificar que um bom funcionamento ocorra, os profissionais também devem estar completamente inseridos e comprometidos com a cultura do trabalho. Caso isso não aconteça, a produtividade pode ser prejudicada. Investir na terceirização nos períodos de alta temporada também é uma opção para encarar a considerável demanda de serviços na época.
A partir da lei da terceirização é possível solucionar a dificuldade dos hotéis nos grandes períodos de movimentação, não sendo necessário alterar o número de funcionários já existentes. Assim, é possível ter uma maior flexibilidade na contratação de mão de obra por empresas que terceirizam os serviços.
Para reduzir custos e aumentar a competitividade, os segmentos de atendimento, alimentação e bebidas são onde o processo de terceirização tem acontecido em massa. Entretanto, os serviços de vigilância, rouparia, copeira e gerais também são comuns e podem ser terceirizados.
O serviço de portaria é um dos mais importantes em um hotel. Com ele, é possível assegurar o bem-estar dos hóspedes, além de controlar o acesso identificando os visitantes.
A terceirização desse serviço deve se certificar de uma excelente competência com supervisão e treinamento a partir dos colaboradores. O trabalho de capacitação deve ocorrer de uma maneira efetiva, com o objetivo de gerar uma qualidade maior no ambiente de trabalho, sem deixar falhas e sem comprometer o processo de controle de acesso do hotel.
Para seguir os padrões de higiene dos hotéis, que são aprovados pela vigilância sanitária, os serviços de limpeza também podem ser terceirizados. Espaços como quartos, cozinhas, sanitários e saguões devem ser mantidos limpos, com a finalidade de proporcionar uma boa estadia para os hóspedes.
A equipe terceirizada deve contar com equipamentos e produtos apropriados para o cumprimento das tarefas.
A segurança nos hotéis é essencial para que os hóspedes se sintam tranquilos. O sistema monitoramento através de CFTVS servem como apoio aos vigilantes que estão capacitados para agir preventivamente em diversas situações de vulnerabilidade.
O serviço de rouparia também pode ser terceirizado, a partir de serviços diários em um hotel como o de camareira, com a finalidade de preparar o ambiente para recepcionar novos hóspedes.
O grupo Anjos da Guarda oferece serviços terceirizados para a área de hotelaria, com mão de obra especializada e treinamentos periódicos para atender seus clientes da melhor maneira possível.
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