A indústria automobilística no Brasil diz respeito às grandes montadoras, indústrias de peças, motores e componentes automobilísticos e possui uma participação importante na economia do país.
Segundo dados de 2018, a indústria automobilística empregou cerca de 1,3 milhões de trabalhadores diretos e indiretos, gerando uma participação total de 3% do PIB (Produto Interno Bruto) daquele período, representando uma grande parcela de contribuição para o crescimento econômico do Brasil.
Tendo em vista essa participação econômica importante, as indústrias precisam estar bem protegidas em relação aos controles de segurança.
Essa preocupação se dá, devido às características dos produtos produzidos, que envolvem lançamentos de novas tecnologias, design de novos veículos e otimização de componentes. Essa busca do segmento por inovação constante em seus produtos precisa ser muito bem resguardada, para evitar vazamento de informações, fotos, tecnologias dos produtos antes de lançamentos oficiais das montadoras. Um vazamento de informação pode comprometer todo um projeto preparado para o lançamento daquele produto.
O papel da segurança em indústrias automotivas é proteger as informações e os produtos ali desenvolvidos.
Isso só é possível através de apoio tecnológico com sistemas de segurança eletrônica para auxílio em processos de revista de funcionários, por exemplo.
Esse procedimento de revista deve ser realizado sempre que possível com complemento de tecnologias como detectores de metais, sejam eles portais ou bastões portáteis, nesse processo a segurança busca identificar o desvio de pequenas peças de valor agregado, como chaves canivetes, chips de componentes eletrônicos etc.
Tecnologias de segurança como a utilização de câmeras com softwares embarcados de vídeo analítico auxilia nos controles de áreas sensíveis dentro das indústrias.
Locais onde deve haver baixa movimentação e acesso restrito de pessoas, precisam ser monitorados constantemente e com o uso da tecnologia o controle é mais eficiente.
Os vigilantes também precisam ser muito bem treinados quanto a importância de seu papel de atuação dentro da indústria, atuando como fiscalizadores de comportamento suspeito, identificação de possibilidade de desvios de informações, monitoramento de estoque e da área de desenvolvimento de novos projetos, sempre prezando pela guarda das informações sigilosas.
Uma estrutura de segurança patrimonial inteligente e bem treinada é fundamental para a indústria automotiva. Pelas características singulares do segmento, é importante contar sempre com uma empresa experiente.
Por isso a Anjos da Guarda se coloca à sua disposição!
Gostou do artigo? Continue a ler mais sobre segurança no nosso Blog!