Devido ao constante cenário de violência urbana, a necessidade de investir em segurança privada tem se tornado cada vez maior, especialmente nos grandes centros urbanos. Além de proporcionar a sensação de tranquilidade, a segurança privada previne perdas internas e é um serviço fundamental para proteger pessoas e bens materiais.
O que é segurança privada?
A segurança privada é uma atividade que atua diretamente na proteção de patrimônios e pessoas. O serviço é oferecido por empresas privadas que visam a proteção, utilizando de atividades preventivas com objetivo de mitigar ações criminais e consequentemente, perdas e danos decorrentes dessas ações.
Qual é objetivo da segurança privada?
O objetivo da segurança privada é proporcionar a segurança física das pessoas e a integridade de seus bens e patrimônios.
O que são medidas de segurança?
As medidas de segurança nada mais são do que um conjunto de técnicas e estratégias planejadas para promover a proteção de indivíduos e patrimônios.
Elas podem ser tanto administrativas, tecnológicas, quanto operacionais; e geralmente são aplicadas com o intuito de desencorajar, dificultar, discriminar, detectar e deter o invasor.
Conheça abaixo cada uma delas:
O papel inicial das medidas de desencorajamento é desencorajar os invasores, fazendo com que percam o interesse em ir adiante com uma invasão. Para essa medida podem ser utilizados equipamentos como câmeras de segurança, alarmes, e até mesmo barreiras físicas.
No caso de medidas que visam dificultar a entrada dos invasores, são usados mecanismos e controles como “barreiras”. Exemplo: autenticação, roletas, detectores de metal, senhas.
O objetivo das medidas de discriminação é identificar e checar as autorizações de acessos a ambientes específicos, gerindo e definindo os perfis de cada pessoa que possui as devidas autorizações de entrada a esses ambientes.
A medida de detecção visa equipar toda a segurança com dispositivos que ajudam a sinalizar e a alertar possíveis tentativas de invasão.
Já no caso da detenção, trata-se de uma ação que tende a responder de forma direta possíveis a ameaças. Entretanto, é preciso ter em mente que para esse tipo de medida ser aplicada é necessário vigilantes adequadamente treinados e certificados pela Polícia Federal.
Divisão das medidas de segurança:
As medidas de segurança privada se dividem em: Medidas Organizacionais, Medidas Administrativas, Barreiras Físicas e Medidas Tecnológicas.
As Medidas Organizacionais são estratégias que envolvem a distribuição da segurança, atribuindo atividades e responsabilidades com o objetivo de promover a segurança física da organização.
Medidas Administrativas são medidas utilizadas para estabelecer regras de comportamento e convivências, visando o bom funcionamento local e a organização da segurança. Exemplo: Normas, treinamentos, capacitação de pessoal, entre outros.
As barreiras físicas podem ser tanto obstáculos naturais como artificiais. exemplo: rios, lagos, encostas, muros, cercas, guaritas, entre outros. O objetivo dessa medida é dificultar o acesso a perímetros e espaços que foram determinados pela segurança.
As medidas tecnológicas se referem a toda aparelhagem tecnológica utilizada para segurança. Exemplo: Alarmes, Cercas Elétricas, Controle de Acesso Eletrônico, entre outros.
Como as medidas de segurança atuam?
Dentro das medidas de segurança, existem três formas de atuação: Atuação Passiva, Ativa e de Inteligência.
A atuação passiva está relacionada àquelas medidas de segurança que não possuem reação automática e nem reagem a uma agressão. Podemos dar como exemplo os muros e portões.
No caso da atuação ativa, ela está relacionada com aquelas medidas de segurança que possuem reação automática a uma ação. Por exemplo, alarmes, detectores de movimento, vigilantes, entre outros.
Já as medidas de inteligência, são ações de prevenção, por exemplo: investigação de denúncias, monitoramento de ações criminosas, entre outros.
Onde encontrar serviços de Segurança Privada?
A Anjos da Guarda oferece serviços completos e personalizados de vigilância patrimonial. Clique aqui para saber mais.