Notícias

DIA DO MEIO AMBIENTE: Grupo Anjos da Guarda investe em práticas sustentáveis

11 de junho de 2022, por Anjos da Guarda
DIA DO MEIO AMBIENTE: Grupo Anjos da Guarda investe em práticas sustentáveis

Empresa, primeira no segmento de segurança a fazer compensação de carbono, deixou de emitir 391kg de CO2 na atmosfera.

Cada vez mais o mercado tem adotado as práticas sustentáveis como forma de compensar perdas ambientais e estimular o consumo consciente. Em Belo Horizonte, a Anjos da Guarda foi a primeira empresa no segmento de segurança a fazer compensação de carbono e ter o selo Carbon Neutral.

A Anjos da Guarda adotou, em 2018, uma área de 40 mil m² por meio da organização SaveCerrado, que atua na recuperação e preservação de áreas críticas do Cerrado e mantém uma área de 180 km².

A responsabilidade social e preservação ambiental sempre foram premissas para o Grupo Anjos da Guarda que desenvolve diversas ações desde antes da difusão do conceito de ESG, que em Português significa Ambiental, Social e Governança. ESG é um conjunto de ações e práticas adotadas por aqueles que visam à preservação de recursos naturais, a redução do consumo de energia, bem como a utilização de fontes de energia renováveis, entre outras ações.

Reduzir, reutilizar e reciclar são as três palavras que norteiam as ações do grupo quando o assunto é meio ambiente, por meio da diminuição dos impactos ambientais. Há várias ações de sustentabilidade em andamento, como o uso do combustível etanol nos veículos, a substituição da frota atual por modelos mais eficientes, o que gerou, em média, uma redução de 15% na emissão de poluentes e a reciclagem dos uniformes dos colaboradores, com a substituição de tecidos e coloração que utilizam menor volume de água na produção.

Na sede da Anjos da Guarda, em Belo Horizonte, a captação de energia fotovoltaica sustenta parte da demanda do prédio. Em 2021, com uso dessa tecnologia, a Anjos da Guarda deixou de emitir 391kg de Dióxido de Carbono ou Gás Carbônico (CO2)  na atmosfera.  O CO2 é considerado o gás de maior emissão – aproximadamente 78% – pelos humanos e conhecido pelos resultados no aquecimento global. 

Outras ações são adotadas pelo Grupo como o cuidado no estilo de construção da fachada, optando pela forma aerada, o que diminui a troca de calor criando um isolamento térmico e contribuindo para a redução de energia, com menor uso do ar-condicionado.

 A água da chuva é captada e reservada em tanques com capacidade de aproximadamente cinco mil litros. O telhado verde proporciona isolamento acústico e controle de temperatura, além de diminuir a poluição e melhorar a qualidade do ar.

“Com iniciativas dessa natureza corroboramos com a preservação do meio ambiente. Todos ganham porque as ações de sustentabilidade fazem parte das boas práticas, o que entendemos, deve ser uma preocupação geral, em especial, do empresariado”, afirma Afonso Oliveira, fundador e CEO do Grupo.

A empresa também investe em campanhas internas como forma de conscientizar os colaboradores no desenvolvimento de hábitos de preservação, como à necessidade da redução do consumo de papel e de energia, entre outros itens. “Temos responsabilidades neste processo. Clientes e consumidores querem, cada vez mais, empresas com essa preocupação, com meio ambiente como um dos seus valores”, conclui Afonso Oliveira.