Encontrar pessoas desaparecidas sempre foi um desafio para os órgãos de segurança. Para auxiliar nessa realidade e ajudar centenas de famílias que sofrem com essa situação, a Anjos da Guarda desenvolveu o Projeto Palmas.
O Projeto Palmas consiste na disponibilização de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e programas de reconhecimento de pessoas desaparecidas que constem no banco de dados público da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida da Polícia Civil de Minas Gerais.
O objetivo do Projeto Palmas é auxiliar na busca por indivíduos desaparecidos, tornando o processo de localização mais rápido e eficiente.
O Projeto conta com um dispositivo de vídeo e câmeras especiais, montados em um miniveículo de uso sustentável, totalmente elétrico, alimentado por baterias recarregáveis..
Esse sistema de vídeo está conectado ao Centro Integrado de Controle de Operações e Monitoramento do Grupo Anjos da Guarda (CICOM). Quando o sistema reconhece um rosto, ele compara a imagem capturada pela câmera com o banco de dados. Caso haja correspondência, um alerta é enviado ao CICOM, que rapidamente encaminha a informação para os órgãos de Segurança Pública.
O projeto teve início em março, com a circulação do veículo em áreas de grande fluxo de pessoas.
Com 35 anos de experiência, o Grupo Anjos da Guarda possui em seu DNA o senso de responsabilidade e desenvolve e apoia ações que busquem o acolhimento e compartilhamento de soluções que possam contribuir com a sociedade. Acreditamos que esta iniciativa tornará a busca pelos desaparecidos mais eficiente, mostrando como a tecnologia pode ser usada para melhorar nosso mundo.