Notícias

A importância da segurança patrimonial para mineradoras

23 de abril de 2021, por Anjos da Guarda
A importância da segurança patrimonial para mineradoras

A importância da segurança patrimonial para mineradoras é inegável, assim como para grande parte das empresas de outros segmentos. Nos últimos anos, aliás, com o objetivo de proteger e minimizar riscos relacionados aos recursos financeiros, recursos humanos e, principalmente, ao patrimônio físico, o assunto tem chamado a atenção justamente e alcançou um novo patamar, se tornando imprescindível.

A mineração é um dos setores que mais registra altos índices de acidentes. A céu aberto ou em mina subterrânea, a extração de minerais contempla escavação, desmonte, carregamento, transporte, perfuração de túneis, entre outras etapas. Isso significa que a perda humana e de equipamentos, instalações e veículos pode ser custosa e fatal.

Neste sentido, a prevenção é fundamental e deve, sim, ser valorizada pelas empresas e seus funcionários.

Saiba se vale a pena investir em segurança patrimonial para mineradoras 

Existem muitos motivos para investir em segurança patrimonial para mineradoras e evitar acidentes e perdas, dentre eles: vigilância 24 horas, gestão de riscos, controle de perímetro, criação de um plano de contingência, desenvolvimento de processos de segurança e muito mais!

Com expertise no segmento, a equipe de segurança tende a trabalhar de forma preventiva. Isso significa que ela é responsável por identificar todos os riscos inerentes ao negócio antes mesmo que eles aconteçam. 

Para isso, é realizado um estudo que analisa  locais, comportamento, protocolos, equipamentos de segurança, barreiras, equipe, locais de entrada e saída, rotas de fuga, entre outros detalhes. Ainda, a pesquisa avalia todos os outros problemas que podem acontecer, como roubos, invasões, furtos, queda de barreiras e muros e acidentes de percurso. 

Com os detalhes em mãos, é possível criar um plano de ação para reduzir os riscos. Um plano de contingência também é traçado em caso de incidentes, podendo ser imediatamente acionado. 

Investimento para além do tangível

A segurança patrimonial tem também um papel fundamental na proteção de informações. Intangíveis, mas necessários para o sucesso do negócio, dados sigilosos, como posições estratégicas, processos e ideias, devem ser guardados a sete chaves. 

Neste sentido, a vigilância 24 horas por dia se torna fundamental para evitar a exposição de informações e garantir a segurança dos profissionais que detém esses detalhes, como geólogos e engenheiros, por exemplo. 

Mas muito além de uma equipe qualificada, é possível aplicar regras de segurança mais restritas e específicas para essas situações. Afinal, neste segmento, a segurança patrimonial está diretamente ligada aos conhecimentos e planos de ação, não é mesmo?

É importante notar que toda empresa possui riscos, independentemente de sua área de atuação. Um bom planejamento e a atenção e cuidado com o negócio e seus colaboradores são fundamentais para garantir o sucesso e o bem-estar de todos.

Agora que você já entendeu a importância da segurança patrimonial para mineradoras, que tal aproveitar para entrar em contato com a Anjos da Guarda? 

Referência no segmento, a empresa conta com profissionais altamente capacitados e preparados para prestar serviços personalizados e elaborar planos de ação específicos para seu negócio!