Notícias

Automação predial: saiba como a Portaria Ativa pode ser fundamental no processo

11 de fevereiro de 2021, por Anjos da Guarda
Automação predial: saiba como a Portaria Ativa pode ser fundamental no processo

Nos últimos anos, a utilização de sistemas e dispositivos eletrônicos tem se tornado cada vez mais comum em nosso dia a dia, seja em casa ou no trabalho. Um exemplo disso é a adoção da automação predial por condomínios e empreendimentos, a fim de promover mais segurança, eficiência e conforto, com a mínima necessidade da intervenção humana.

Esse tipo de sistema, que tem atraído adeptos em todo o país, integra diversos dispositivos e ferramentas, como computadores, softwares e equipamentos de controle e manutenção, permitindo a realização de tarefas de forma automatizada. Dentre elas, destacam-se proteção contra incêndio, controle de iluminação e ar-condicionado, monitoramento de instalações elétricas e hidráulicas, controle de entradas e saídas, entre outros.

Em outras palavras, a automação predial permite a utilização da tecnologia a favor do edifício, com segurança, agilidade e redução de custos. Mas, você sabe qual é o processo para proporcionar um sistema eficiente e inteligente?

Portaria Ativa x Automação Predial

Há diversas formas de implementar a automação predial em seu condomínio. Uma delas, sem dúvidas, é por meio da portaria ativa, também conhecida como portaria remota. 

Basicamente, o sistema permite o monitoramento e controle de entrada e saída de pessoas e veículos à distância, por meio de uma central de monitoramento, que possui acesso completo ao sistema de câmeras e portões.

Como o contato com os moradores, visitantes e terceiros é realizado pelos interfones e por aplicativos de celular, os benefícios da portaria ativa vão além da praticidade e segurança. 

Isso porque, há uma redução nos custos de mão de obra especializada e, consequentemente, encargos trabalhistas. Além disso, o controle externo também minimiza as possibilidades de falhas na segurança, já que os moradores são cadastrados em um banco de dados que reúne as informações necessárias para validação do acesso. 

Softwares ajudam a integrar o sistema

Sistemas de controle e monitoramento de equipamentos também são fundamentais para a automação predial. Atualmente, há no mercado diversos dispositivos eletrônicos que permitem controlar os gastos de energia e até mesmo identificar problemas elétricos ou hidráulicos, como vazamentos e outros.

Softwares específicos podem, também, direcionar o morador ou visitante para o melhor elevador, de acordo com o andar para onde deseja ir, e controlar a quantidade de pessoas em cada viagem – uma grande vantagem para controlar a aglomeração.

Quais as vantagens da automação predial?

A automação predial é uma inovação que se torna cada vez mais necessária para facilitar o dia a dia das pessoas, reduzir as despesas e aumentar a segurança. Afinal, ela proporciona melhor eficiência operacional, bem como controle das áreas comuns do edifício e padronização de processos.

Outro ponto positivo da automação predial está relacionado ao conforto, já que é possível, por meio de sites ou aplicativos, interagir com os moradores, seja para reserva de salões de festas, criação de QR Codes ou, simplesmente, para enviar avisos e recados, tornando a comunicação ainda mais prática e rápida.
Agora que você já sabe da importância da automação predial e da portaria ativa, que tal implementar em condomínio? Entre em contato e solicite seu orçamento.