A maioria das pessoas já sabe que a cadeirinha é um acessório de segurança indispensável para transportar crianças em veículos, mas muitos desconhecem os cuidados necessários e recomendados para acomodação das crianças, manuseio e utilização desse equipamento de segurança.
A Anjos da Guarda é uma empresa que se preocupa com a segurança em todos os detalhes. Por isso, preparamos esse texto para trazer algumas dicas sobre a forma correta de transportar corretamente crianças em veículos, utilizando as cadeirinhas.
Fique sempre alerta quando for retirar ou colocar crianças na cadeirinha em locais desertos ou com baixa iluminação. Sabemos que para fixar o equipamento é necessário um tempo maior. Infelizmente é nesse momento que alguns criminosos aproveitam para praticar delitos.
Fique sempre alerta e dê preferência aos locais iluminados ou procure por estacionamentos.
Existem vários modelos de cadeirinhas disponíveis no mercado, mas é importante saber qual é a ideal para a sua necessidade. Você pode escolher por fase ou pelo peso como de 0 a 36 kg, de 9 a 36 kg, de 0 a 25 kg, de 0 a 18 meses entre outros. A primeira coisa a ser observada é se a cadeirinha se encaixa bem ao corpo da criança.
Preste bastante atenção na forma correta de fixar a cadeirinha ao carro, para isso dobre uma perna e apoie o joelho em seu assento e puxe com força. Alguns carros não possuem cinto de três pontos, mas já foi regularizado pelo o Inmetro um equipamento que autoriza a instalação para cintos de dois pontos. Sempre leia o manual da cadeirinha.
Verifique a certificação do equipamento
Só adquira cadeirinhas e assentos certificados pelo INMETRO, que seguem a Norma Técnica NBR 14.400. Essa norma obriga os fabricantes a cumprirem as medidas de segurança para o equipamento.
As crianças maiores de 10 anos e com mais 1,45m podem no banco da frente desde que consigam encostar os pés no chão. Não se esqueça de colocá-las presas ao sinto de três pontos.
Não usar a cadeirinha ou assentos de elevações corretos é considerado infração gravíssima, com multa no valor de R$ 191,54 e 7 pontos na carteira de habilitação. A fiscalização será feita pela Polícia Rodoviária Federal ou por órgão equivalente em cada cidade.
Pior que ser autuado é comprometer a segurança de uma criança. Você, como condutor ou acompanhante, é responsável pela garantia de bem-estar.
Além disso, nunca se esqueça de que o uso da cadeirinha é importante, mas a direção segura também. Dirija com cuidado e proteja a quem você ama.
Gostou das dicas? Você pode continuar recebendo mais informações como essa, ao seguir a Anjos da Guarda no Facebook.