Trafegar pelas cidades brasileiras está cada vez mais complicado e estressante. Devido ao grande número de carros e consequentes engarrafamentos, motoristas são cada vez mais vítimas de assaltos e violência. Nos dias atuais, atitudes de segurança vão além de manter revisão e seguros em dia. Confira nossas dicas, mude algumas atitudes e mantenha-se seguro no trânsito:
O ato de dirigir por si só já demanda atenção constante, porém, muitas vezes ao estacionar ou parar em um semáforo o motorista relaxa, aproveita para verificar mensagens no celular ou trocar de música, e estes poucos minutos de desatenção podem colocá-lo em perigo. Por isso, é importante manter a atenção mesmo com o veículo parado. Analise o que está em seu entorno!
Equipe seu automóvel com dispositivos de segurança, tais como: trava mecânica de pedais e volante, interruptores elétricos e de combustível, alarme, rastreador veicular, película de controle solar (conhecida popularmente por insulfilm) etc..
Importante também estar com o seguro veicular sempre em dia, para evitar transtornos ainda maiores em caso de roubo ou furto. Lembre-se: medidas de segurança que ajudem a dificultar a ação dos assaltantes trazem mais segurança à sua integridade física.
Vidros fechados impedem que você seja pego de surpresa, impossibilitando o acesso direto de um estranho ao interior do seu carro. Sempre que possível, mantenha as janelas fechadas, principalmente nos hipercentros e vias de maior fluxo.
Leia também: dicas de segurança para uso de aplicativo de transportes
Ficar sem combustível em um local conhecido gera um transtorno enorme a qualquer motorista. Agora, imagine se essa situação ocorre em um local desconhecido, ermo? Imaginou? Então, sempre verifique se seu carro possui combustível suficiente para chegar ao seu destino, calculando inclusive possíveis percalços e desvios.
Evite deixar os pertences nos bancos do veículo como bolsas, celulares e carteiras. Enquanto dirige, evite o uso de joias, relógios ou qualquer adorno visível. Bandidos aproveitam momentos de imobilidade no trânsito para furtar objetos.
Leia também: Perda de documentos, o que fazer nessa situação?
Nos semáforos, pare sempre com a primeira marcha engatada e fique alerta à aproximação de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos. Essa atitude garante que, sendo necessário, você consiga arrancar o carro mais rapidamente.
Caso esteja trafegando a noite e perceba a sua frente um sinal vermelho, se possível, vá diminuindo lentamente a velocidade. Não há necessidade de ficar todo o tempo do sinal com o veículo parado. Isso vale principalmente em bairros e ruas de menor circulação de veículos.
Nunca permaneça no interior de um carro estacionado na via pública. Se isso for necessário, faça-o em local que permita sua ampla visão para todos os lados e esteja alerta à aproximação de estranhos.
Se perceber que está sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade e dirija-se para ruas de grade movimento, onde poderá localizar uma viatura policial e pedir ajuda.
Não dê caronas a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos e/ou horas avançadas. No caso de lhe parecer pessoa acidentada avise a Polícia imediatamente.
Nunca reaja a um assalto. Se essa situação infeliz vier a acontecer, lembre-se de evitar movimentos bruscos e mantenha a calma.
O nosso negócio é oferecer à sociedade soluções ativas e inteligentes de segurança e nosso papel social é levar informação de qualidade, produzida por quem leva proteção há mais de 29 anos. Cuide-se! E conte com a nossa ajuda!