Notícias

Como o avanço tecnológico pode mudar a Segurança Pública

17 de agosto de 2018, por Anjos da Guarda
Como o avanço tecnológico pode mudar a Segurança Pública

 

O mundo inteiro está em constante evolução e, com os métodos de segurança, não seria diferente. Diante deste cenário, e com os avanço tecnológicos, é necessário repensar a forma de se fazer a segurança na sociedade.

Com o desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias, tornou-se fundamental ao mercado, a criação de estratégias para tratar tanto da segurança pública, quanto privada.

Nova forma de se pensar e fazer segurança

Como então atuar na segurança pública, diante de constantes mudanças, tornando-a eficaz à sociedade?

O primeiro passo cabe a aquisição de novos conhecimentos ao setor que colabora na vigilância pública: a policia militar. Ou seja, permitir que a mesma otimize o seu efetivo e aumente sua presença nas comunidades, e desenvolva estratégias e processos de produção da ordem pública e paz social.

O crescimento das grandes cidades e as complexidades que envolvem as questões sociais são fatores preocupantes, que geram insegurança coletiva e, produz reflexos individuais e sociais. A consequência disso tudo é o aumento da criminalidade.

A Segurança Pública, inclui atuar no controle da criminalidade e violência e, também, na prevenção de acidentes e calamidades públicas, principalmente se tratando do convívio pacífico. Torna-se indispensável ao Estado assumir de forma clara e eficiente as politicas públicas, garantindo os direitos sociais.

Qual então seria a solução?

A principio, uma das soluções plausíveis para contribuir com o aumento da segurança pública e, consequente diminuir a criminalidade, seria com investimentos. Mas, quais seriam estes investimentos? Em politicas públicas a fim de diminuir a desigualdade e as injustiças sociais e, com isso, reduzir os fatores de riscos que levam à violência. E, também, é claro, investir em novas tecnologias nas áreas de segurança. Visto que, deixar somente por parte do Estado, através das Polícias, não é o suficiente para o momento em que estamos vivenciando.

A junção de investimentos, tanto em policiamento quanto em tecnologia, as ações de pessoas reforçando o papel na sociedade civil, são fatores colaborativos.

Repensar o atual modelo de segurança pública parece utopia. Contudo, é possível alcançar a tão desejadas paz social, beneficiando a todos.

A Indústria 4.0 (a tecnologia e seu papel fundamental)

Sabe-se que a tecnologia é um poderoso motor de mudança e promove aceleração em muitos aspectos. E estamos imersos nesse processo.

As mudanças são rápidas e precisamos acompanhar. Neste contexto, está inserida a chamada indústria 4.0 que consiste em transformar completamente os processos de produção e os sistemas de gestão. Mas, para que ela seja inserida no mercado, é necessário a aceitação das mudanças e incorporação da tecnologia como aliada.

A indústria 4.0 chegou para revolucionar e, seus benefícios são muitos, como por exemplo, a redução de custos, melhor planejamento, maior satisfação do cliente, melhores processos de tomadas de decisão e maior relevância em um mercado cada vez mais competitivo.

Essa transformação da produção industrial através da tecnologia digital, ainda não é uma realidade absoluta, pois muitas indústrias vivem em certo atraso tecnológico, caminhando em passos lentos rumo as possibilidades da Indústria 4.0.

Por fim, as necessidades das pessoas e empresas surgem e se ampliam a todo momento. Sendo assim, a inovação tecnológica apresenta soluções, possibilitando um novo cenário à segurança e à gestão pública. A chamada quarta revolução cria enormes possibilidades para empreendedores, para empresas, para a sociedade e para segurança.

Vale ressaltar a importância de se investir na formulação de um plano consistente para avaliar e aplicar as novas tecnologias de maneira adequada e a tempo, e não esperar por um momento futuro.