Notícias

O que é compliance e como ele influencia na contratação de uma empresa de vigilância patrimonial

24 de outubro de 2022, por Anjos da Guarda
O que é compliance e como ele influencia na contratação de uma empresa de vigilância patrimonial

O comprometimento com as regras que regem uma atividade se torna essencial para garantir às empresas o compromisso com a qualidade e ética de sua atividade.. 

À medida que as legislações se aprimoram, algumas regras internas  utilizadas pelas empresas precisam ser revisadas e ajustadas. Esse é  o papel do compliance, sempre buscar a melhoria e aperfeiçoamento com base na ética.se

Para entendermos melhor sobre esse assunto, trouxemos este artigo para explicar o que é o compliance. Continue lendo! 

O que é Compliance?

O compliance é uma palavra que comporta inúmeros significados, por ser um instrumento de gestão como também um mecanismo de prevenção de responsabilidade perante o mercado em que atua.  O compliance está relacionado  à integridade corporativa. Ou seja, significa estar alinhado às regras da empresa, que devem ser observadas e cumpridas atentamente.

Qual é o papel de compliance?

O papel do compliance é estabelecer regras, processos e procedimentos para garantir que a lei e os regulamentos sejam cumpridos. Além disso, ele tem a função de monitorar e assegurar que todos os envolvidos com uma empresa estejam de acordo com as melhores práticas. É a empresa se autorregulando. Essas práticas devem ser orientadas pelo Código de Conduta e pelas Políticas da Companhia, cujas ações estão especialmente voltadas para o combate à corrupção e disseminação de uma cultura de integridade.

Benefícios das empresas que adotam o compliance: 

  • Prevenção das responsabilidades cível, administrativa e criminal tanto da pessoa jurídica como de seus dirigentes, sócios e administradores;
  • Antecipação aos incidentes;
  • Vantagem competitiva;
  • Ganhos de produtividade;
  • Redução dos danos sociais promovidos pela corrupção, que prejudicam todos os brasileiros;
  • Desenvolvimento da governança 

 

Influência do Compliance na contratação de uma empresa de segurança patrimonial

Atualmente, a contratação dos serviços terceirizados também é apoiada por processos de compliance, por isso, as empresas tomadoras de serviço buscam avaliar com cuidado o compliance da organização contratada e o nível de aderência dos colaboradores com a ética no trabalho. 

Sendo assim, não basta ter conhecimento técnico, é preciso que os princípios éticos das empresas estejam claros para o colaborador, para que não haja nenhuma falha de compliance e dano à reputação das organizações.

Por que contar com uma empresa que adota compliance?

Através do programa de compliance uma empresa consegue prevenir atos ilícitos, tais como casos corrupção, por exemplo, sendo uma grande vantagem competitiva em relação às organizações que não adotam essas boas práticas e que vivem fadadas a problemas éticos e morais.

Por isso, contar com uma empresa que adote esse programa, é fundamental para assegurar a conformidade nos processos, evitar responsabilidade e também contribuir com a prevenção de danos coletivos e individuais, assegurando um ambiente saudável para colaboradores, parceiros e clientes com os seus princípios e valores.

Como funciona o serviço de compliance da Anjos da Guarda

O Grupo Anjos da Guarda tem investido na implementação de seu programa de compliance desde janeiro de 2019. 

Alinhando a Lei Anticorrupção (Lei n. 12.846/2013) e seu decreto regulamentador (Decreto n. 11.129/2022), o programa de compliance do Grupo Anjos da Guarda tem como objetivo pautar as relações com o público interno e externo nas melhores práticas de ética e de integridade; dentre elas, o código de conduta da empresa e as políticas de privacidade

Código de conduta Anjos da Guarda: Para a manutenção de ambiente coeso e adequado ao trabalho, o Grupo Anjos da Guarda adota medidas de integridade, dentre elas, o presente Código de Conduta. Assim, todos os que se relacionam com o Grupo estarão sujeitos às medidas apropriadas no caso de descumprimento das disposições descritas no código, incluindo terceiros. 

Políticas de privacidade: política que abrange as atividades de coleta de dados tanto online e offline, abrangendo os Dados Pessoais que é coletado por meio de nossos canais, incluindo – mas não limitado a sites na web, Aplicativos, Redes Sociais de terceiros, Serviço de Atendimento ao Consumidor, Pesquisas e Eventos; entre outros. 

Compliance officer: a Anjos da Guarda possui compliance officer nomeado e atuante, responsável por monitorar e assegurar que todos os procedimentos da empresa e atividades desempenhadas por seus colaboradores estejam em conformidade com a legislação e com as normas vigentes.

Se você está à procura de uma empresa com compromisso com a eficiência, conte conosco. Para aprimorar as relações e parcerias comerciais visando as melhores práticas negociais e de governança, disponibilizamos nosso e-mail para o envio de qualquer mensagem, denúncias, reclamações, sugestões e comunicação. Estamos à disposição!