Manter um plano de higienização e limpeza é imprescindível, inclusive na rotina de limpeza de um condomínio. Afinal, esse tipo de manutenção é essencial para uma boa convivência dentro de um espaço de uso comum. E para alcançar um bom trabalho, é preciso montar um cronograma para limpar e manter todo o local higienizado.
Uma empresa terceirizada pode ajudar nesse momento. Afinal faz parte do trabalho delas analisar e colocar em prática todo o método desejado. Essa eficiência cobre a necessidade do condomínio e auxilia na organização. Outra consideração relevante é a particularidade de cada ambiente, como as estruturas são diferentes deverão ser tratadas de forma específica.
Independente do serviço a ser prestado, separamos algumas dicas que podem contribuir para a montagem desse cronograma e para a limpeza ideal. É possível observar que tudo é uma questão de rotina alinhada ao conhecimento.
Veja só!
Entenda melhor a estrutura: Entende-se que para cada tipo de construção merecerá uma atenção, por isso devemos conhecer bem o local para saber exatamente qual produto utilizar.
Saiba exatamente o tipo de serviço: Os serviços podem ser divididos em, no mínimo, três categorias: geral, manutenção e conservação. É preciso saber onde e qual sequência serão realizadas as tarefas.
Anote as necessidades: Classifique a prioridade de cada tarefa a executar para que não haja problemas futuros.
Trabalhe produtos de qualidade: a conservação de um condomínio depende do tipo de produto de limpeza aplicado. Por isso é necessário conhecer os produtos para que se adequem as necessidades, visando otimização do processo e economia tanto de saneantes quanto da utilização da água.
Atenção para os horários: Para que não ocorra erros, considere quais são os hábitos e necessidades do local, identificando horários de pico e momentos adequados para não atrapalhar o fluxo das pessoas.
Rotina: O cumprimento do cronograma é de suma importância. Veja como um cronograma pode ajudar:
Diariamente –Limpeza de superfícies horizontais ( pisos, tampos, peitoris), aspiração de áreas acarpetadas, retirada de poeira de móveis e utensílios internos, no caso de condomínios empresariais; limpeza dos bebedouros, limpeza e reposição dos cestos de lixo, com observação dos cuidados relacionados à coleta seletiva; lavação e desinfecção dos banheiros, reposição de insumos (papel higiênico, papel toalha, sabonete, álcool); limpeza e desodorização das áreas internas dos elevadores; Limpeza das áreas externas e estacionamento.
Duas vezes por semana – lavagem das escadas, corrimão e corredores; lavagem do piso da garagem; limpeza profunda dos banheiros (do teto ao piso – terminal)
Semanalmente – limpeza dos aparelhos telefônicos, computadores, extintores de incêndio etc; limpeza dos aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e exaustores (limpeza técnica)
Quinzenalmente – higienização de portas, maçanetas, parte interna das esquadrias metálicas e vidraças; verificação da situação de limpeza geral dos tetos e paredes.
Mensalmente – limpeza da face externa das esquadrias metálicas e vidraças, utilizando equipamentos apropriados para esse fim; limpeza das paredes internas (inclusive divisórias), das cortinas e persianas/venezianas, com remoção de pó e manchas porventura existentes.
Semestralmente – retirada de sujidade das partes complexas, como áreas estruturais, tubulações e superfícies altas, como o telhado; limpeza da fachada do condomínio em toda a sua extensão, retirando impurezas e ajudando na conservação estética; limpeza da caixa d’água em sua parte interna, evitando o lodo e o acúmulo de resíduos. (limpeza técnica),