[vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]A dica de hoje é bem específica, mas muito importante. Principalmente se você é do tipo que sempre mantém e-mails e redes sociais conectados e quase nunca se desconecta quando deixa de usar o computador. Será que vale a pena colocar a segurança dos seus dados e conteúdos pessoais em risco?
Por que preciso fazer logoff?
Quando o site não recebe a instrução de desconectar a sua conta, ela permanecerá acessível e dará liberdade a qualquer outra pessoa que quiser entrar.
Só fechar a janela no X não dá?
Não! Para desconectar de verdade é preciso clicar em “desconectar”, “sair”, “logoff”, “logout” ou similar. Dessa forma, sua conta não estará mais acessível a qualquer pessoa que utilizar o mesmo dispositivo.
O que mais posso fazer para proteger minhas contas pessoais?
• Escolha senhas fortes: misture letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais (@&$%@¨$%¨@);
• Nunca use a mesma senha para todas as contas. Se alguém invadir uma conta, poderá invadir todas;
• Troque a senha periodicamente – assim você triplica o trabalho de quem está tentando descobrir sua senha de acesso;
• Cuidado com downloads: não saia baixando programas e arquivos sem antes ter a certeza de que são seguros e confiáveis;
• Cuidado onde clica: muitos links são, na verdade, iscas para fazer você clicar e assim baixar cookies e programas maliciosos. Controle sua curiosidade e só clique em links que sejam realmente confiáveis. Fique atento (a) aos comentários de pessoas que já clicaram, pois a revelação da farsa pode estar por ali.
Concluindo
A internet ainda precisa avançar muito no quesito segurança, e pessoas mal-intencionadas, infelizmente, estão por todas as partes. Cautela e antivírus são dois componentes fundamentais para quem deseja ter seus dados guardados em segurança. Em caso de dúvidas, pergunte a alguém que tenha mais familiaridade com a tecnologia. Só não arrisque.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]