Notícias

Dia do Vigilante: Qual é a importância dessa profissão?

15 de julho de 2022, por Anjos da Guarda
Dia do Vigilante: Qual é a importância dessa profissão?

Em junho, é comemorado o “Dia do Vigilante”, mês em que a profissão foi reconhecida e regulamentada, em um decreto assinado pelo então Presidente da República, João Figueiredo, no ano de 1983.

Quando o assunto é segurança, garantir a proteção nos ambientes que frequentamos é essencial. Não é atoa que a procura pelo serviço de vigilância tem se tornado cada vez mais comum.

O vigilante é o profissional responsável por executar este serviço, e o seu papel é muito importante. Para ajudar você a entender melhor como essa profissão funciona e qual é a sua relevância para a sociedade, trouxemos este artigo. Continue lendo! 

O que é ser vigilante?

Vigilante é um profissional da segurança privada com formação de vigilante. Ele é responsável por realizar a segurança de pessoas e preservar áreas, edificações, numerários, bens e valores. 

Qual é o objetivo e a importância dessa profissão?

A profissão de vigilante, envolve bastante responsabilidade e muitos riscos. 

Seu principal objetivo é promover a segurança e preservar a integridade das pessoas e das instalações físicas, protegendo de ações criminosas como, vandalismo, roubos, depredações e agressões. 

Quais são os principais serviços prestados por um vigilante? 

Os principais serviços prestados pelos vigilantes são: vigilância patrimonial, segurança pessoal, transporte de valores e escolta armada. Veja abaixo as responsabilidades de cada atividade:

Vigilância patrimonial: o vigilante é responsável por garantir a integridade física das pessoas e do patrimônio. Ele pode atuar em eventos sociais e dentro de estabelecimentos, urbanos ou rurais, públicos ou privados. 

Segurança Pessoal: o vigilante é responsável por promover a integridade física de pessoas.

Transporte de Valores: o vigilante é responsável pelo transporte de valores, numerário ou bens, mediante a utilização de veículos comuns ou especiais.

Escolta Armada: o vigilante é responsável por realizar a segurança do transporte de qualquer tipo de carga ou de valor.

Como se tornar um vigilante? 

Um dos requisitos básicos para o exercício da profissão, e o mais importante, é o curso de formação. 

Devido aos riscos que o profissional corre durante o exercício da sua profissão, é indispensável a especialização e o registro na Polícia Federal para essa função. 

Por isso, caso seja do seu desejo se tornar um vigilante, a principal etapa é formar-se no curso de Vigilantes em uma instituição que possua credibilidade e reconhecimento no mercado. 

Por que contratar vigilantes terceirizados?

Contratar vigilantes terceirizados é a forma mais assertiva de ter o serviço realizado com qualidade e eficiência. 

Os profissionais são submetidos a treinamentos especiais e são totalmente comprometidos com a execução dos serviços. Além de contarem com o apoio de toda tecnologia necessária para que as atividades sejam realizadas sem que ocorra nenhum tipo de problema.

Se você deseja saber mais sobre essa profissão ou deseja contratar vigilantes profissionais e altamente capacitados, entre em contato com o Grupo Anjos da Guarda

Oferecemos serviço especializado de vigilância patrimonial armada e desarmada, segurança pessoal, escolta de cargas, entre outras atividades. Todas elas são devidamente autorizadas pelo Ministério da Justiça e fiscalizadas pelo Departamento de Polícia Federal. Saiba mais.