Notícias

Gestão da Segurança: O que é importante saber

21 de setembro de 2017, por Anjos da Guarda
Gestão da Segurança: O que é importante saber

 

Hoje vamos falar sobre gestão de segurança. O que é necessário saber antes de contratar uma empresa de segurança? Quais competências um gestor de segurança precisa ter? Como mencionar as diretrizes que norteiam uma empresa idônea e competente? Neste texto, vamos dividir com você nossa experiência em planejamento estratégico da segurança, e prepará-los para realizar a melhor escolha.

Gestor de segurança: O que faz este profissional?

O gestor de segurança é o profissional responsável por conduzir ações de segurança em consonância com os objetivos da empresa. Este profissional tem entre suas atribuições traçar estratégias para prevenção de riscos, integrar setores e recursos e buscar reduzir prejuízos. Após criteriosa análise e planejamento específico para seu negócio é hora de apresentar as soluções.

As soluções propostas devem ser possíveis de ser executadas, além de pontuais e com investimentos dentro da realidade mercadológica. É importante que o gestor de segurança esteja sempre atualizado em relação às mudanças na legislação vigente, que é alvo de alterações constantes e influenciam diretamente na execução do plano de segurança.

Planejamento de segurança: Qual o objetivo?

O planejamento de segurança deve ter como objetivo um conjunto de providências a serem tomadas para manter a integridade física das pessoas e das instalações, prevenindo o ambiente de ações internas ou externas que gerem prejuízo ao patrimônio da empresa.

Ressaltamos a importância das empresas de segurança disporem de capacidade técnica para poder realizar uma avaliação individual e detalhada dos cenários em que cada um de seus clientes estão inseridos.

Primeira Etapa: Diagnóstico

O planejamento em segurança deverá observar os objetivos da empresa, definindo o que deve ser feito e como deve ser feito. É importante realizar um diagnóstico correto que identifique:

  • Que tipo de vigilância é a mais adequada ao seu negócio;
  • Estudar quais áreas demandam investimento tecnológico e quais equipamentos são os mais assertivos;
  • Definir a necessidade da vigilância ser ou não armada;
  • Relacionar quais os espaços deverão ser controlados;
  • Estabelecer o nível de segurança para os executivos da empresa.

 

Um bom plano de segurança é aquele que previne todos os tipos de situações adversas que representem risco as pessoas e à integridade financeira, física e à imagem da empresa.

 

Segunda Etapa: Definir prioridades

Com a primeira etapa do planejamento de segurança em mãos é hora de definir o melhor ciclo de execução do projeto. É importante estabelecer datas e metas a serem alcançadas:

Terceira Etapa: Padronização de Normas

Após as definições dos prazos para execução dos serviços, o próximo passo é dedicado à padronização de normas e procedimentos. Em seguida se faz necessário o preparo dos funcionários dos clientes através de Comunicados Internos para que a mudança, inclusive de paradigma, não gere conflitos internos. A capacitação deve envolver todos os profissionais e ter o apoio do cliente.

Baixe nosso E-book: Gestão de Segurança

Quarta Etapa: Colocando a segurança em prática.

É nesta fase que ocorre os treinamentos da equipe de segurança e os ajustes, minuciosos, para eliminar as falhas para alcançarmos a abrangência, eficiência, eficácia e efetividade esperadas.

Quinta Etapa: Assistência

Acompanhamento constante dos processos de segurança, das medidas preventivas e das ações de segurança.

Dentro de um Planejamento de Segurança a Anjos da Guarda realiza o processo de Diagnóstico com análise de riscos que permite, de forma estratégica e organizada, identificar com exatidão as possíveis ameaças à empresa que contrata seus serviços. Contamos com profissionais capacitados que realizam uma análise criteriosa dos riscos com base em fundamentos técnicos e metodologias descritas e comprovadas na literatura.

O estudo de análise de riscos também é dividido em etapas para uma melhor identificação das fragilidades e vulnerabilidades, tornando a prevenção mais eficaz.

Os benefícios? Identificação dos cenários de risco, apresentação de medidas preventivas capaz de minimizar fragilidades e vulnerabilidades, melhor planejamento do processo de tomada de ações, além de potencializar o alcance das metas de segurança.

Segurança é um investimento! Com todas essas informações, você já tem uma base para iniciar a sua pesquisa e escolher o serviço que melhor se encaixa em suas necessidades. A Anjos da Guarda é uma empresa especializada que há 30 anos oferece ao mercado mineiro soluções personalizadas de vigilância e segurança. Entre em contato conosco! Conheça nossos serviços.