Você já ouviu falar sobre furtos de origem interna? Esses são aqueles cometidos com a participação direta ou indireta seja por facilitação ou conivência de funcionários de um estabelecimento. No setor varejista, principalmente de supermercados, o índice dessa prática é alarmante. Quem faz parte desse ramo sabe que, investir em segurança é altamente recomendável, assim como em equipamentos eletrônicos e na capacitação de equipes de prevenção de perdas.
Há uma série de possibilidades que levam os funcionários a cometerem furtos, a principal delas está ligada à ausência de um controle eficiente originado por falhas de governança. Como consequência da má gestão podemos destacar:
Para responder está questão nos valemos da nossa análise sobre os resultados de pesquisas sobre fraudes corporativas no Brasil, dentre elas a realizada pela KPMG (2012), que evidencia que ambientes controlados e que tenham um planejamento da segurança baseado na aplicação metodológica de ferramentas preditivas, de controle e de qualidade adequados a realidade financeira e estrutural (instalações físicas) da empresa, possibilitará o aumento da capilaridade das ações preventivas, que para o setor varejista se apresenta com a efetiva diminuição da margem de perda, maximizando o resultado do negócio.
Outro benefício da utilização correta das técnicas de prevenção de perda é a diminuição do contencioso decorrente de ações operacionais mau coordenadas, protegendo seu negócio, inclusive, de quadrilhas especializadas em ajuizar ações de danos morais, a chamada indústria da indenização.
Você que é proprietário, é importante conhecer os pontos fracos ligados a processos e controles dentro do seu negócio, e é fundamental que isso seja corrigido juntamente com um investimento em soluções eficientes, afim de inibir os riscos. A Anjos da Guarda entende essa necessidade e, pensando nisso, oferece soluções sob medida para tornar o ambiente do seu negócio mais seguro.
Quando falamos de furtos, desvios de mercadorias e fraudes, sabemos que o comportamento desonesto atinge diversos funcionários, independente do cargo ou do ramo em que atuam, mas é muito comum, infelizmente, vermos uma conduta fraudadora em mercado de varejo, seja nacional, ou internacional. Nos EUA, por exemplo, o investimento para evitar perdas é grande e, ainda assim, os números de furtos internos são bem altos.
Diante dessa situação, o que fazer para evitar que ocorram furtos dentro da sua empresa?
Antes de tudo, prevenir. O planejamento na área de Prevenção de Perdas é fundamental para evitar ataques ao seu patrimônio.
No combate a esse cenário se faz necessário ter sempre a tecnologia aliada ao seu negócio, ter uma equipe bem treinada e comprometida, e traçar estratégias bem definidas.
Todas essas soluções com certeza irão amenizar, consideravelmente, o seu índice de perda.
Também é relevante a realização, periódica, de análise de riscos, que permite identificar, analisar, avaliar e tratar as possíveis ameaças existentes à sua organização.
Para ajudá-lo na difícil tarefa de promover a prevenção de perdas como fonte de excelência para o seu negócio, preparamos especialmente para você algumas ações estratégicas para o varejo:
Quem é empresário sabe que, hoje, investir em segurança é de suma importância! Então, o que você está esperando para investir em segurança?
Gostou do post? Não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhe nossas notícias em tempo real.