A adoção do processo de gestão de operações de segurança em condomínios e empresas tem se tornado cada vez mais comum, uma vez que ela oferece diversas vantagens aos gestores e colaboradores.
Para entendermos melhor esse processo, trouxemos este artigo, com o intuito de explicar o que é, quais são as principais funcionalidades e como elas podem ajudar empresas e condomínios a alcançar seus objetivos de segurança. Confira!
A gestão de operações de segurança é um processo que inclui a elaboração, organização, implementação e o acompanhamento de operações de segurança dentro de uma instituição.
A gestão das operações de segurança funciona por meio de uma série de medidas que visam otimizar o desempenho dos processos operacionais, ajudando a identificar, prevenir e mitigar os riscos que possam surgir e comprometer a eficiência da segurança da organização.
Isso inclui: monitoramento de ameaças; implementação do controle de acesso, gerenciamento de vulnerabilidades; implementação de boas práticas de segurança, além da realização de auditorias regulares.
Estabelecer políticas e procedimentos aplicáveis às operações e atividades relacionadas à segurança:
Essas políticas e procedimentos devem ser consistentes com o quadro regulatório e legal estabelecido e precisam ser revistos periodicamente para garantir que ainda sejam adequados e atualizados.
Gerenciar riscos: Por meio do gerenciamento de riscos, é possível analisar e avaliar os riscos de segurança, identificar vulnerabilidades e desenvolver medidas preventivas adequadas para mitigá-los.
Treinar e Orientar: Para que esse processo seja eficiente, é fundamental que os colaboradores sejam treinados e alinhados com as políticas e processos de segurança adotados, bem como com os riscos e melhores práticas para lidar com eles.
Realizar o planejamento operacional: O planejamento é a base para o sucesso de qualquer operação, por isso é muito importante definir cada etapa do processo de gestão, bem como as prioridades e tempo de execução.
Monitorar e avaliar: Após adotar o processo de gestão de operações de segurança, é essencial monitorar o seu funcionamento, a fim de avaliar a eficácia das medidas implementadas. Esta avaliação deve incluir testes regulares.
Responder a incidentes: Desenvolver e implementar planos de resposta a incidentes de segurança que definem as etapas a serem seguidas após um incidente de segurança. Estes planos devem incluir ações para investigar incidentes, notificar as partes afetadas e mitigar os danos.
Auditoria e conformidade: Promover a conformidade com as normas de segurança de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A contratação de uma empresa terceirizada para realizar a gestão de operações de segurança pode ser altamente benéfica.
Uma empresa terceirizada tem a experiência necessária para ajudar a melhorar as operações de segurança, além de fornecer recursos para acompanhar tendências e desenvolver novas tecnologias e abordagens.
Ela estará sempre atenta às mudanças regulatórias que possam afetar a segurança da empresa, fornecendo uma perspectiva externa e qualificada para examinar todas as operações e identificar pontos a desenvolver.
Além disso, contratar uma empresa terceirizada para realizar a gestão de operações de segurança pode ajudar a empresa a economizar tempo e dinheiro, pois ela não precisa mais contratar, treinar e gerenciar seu próprio pessoal de segurança.
O Grupo Anjos da Guarda é uma empresa de segurança e vigilância patrimonial que atua há 35 anos, oferecendo serviços de alta qualidade e tecnologia avançada.
Somos especializados no fornecimento de soluções de segurança, desenvolvendo plano de ação, treinamento e monitoramento. Nossos profissionais são altamente qualificados e possuem ampla experiência.
Fale conosco e conheça mais sobre as nossas soluções!