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As principais características de um gestor de segurança eficiente

21 de novembro de 2019, por Anjos da Guarda
As principais características de um gestor de segurança eficiente

O gestor de segurança é uma função extremamente importante dentro das organizações. A realidade social do país, associada com o alto índice de violência, obriga as companhias a serem eficientes ao mesmo tempo em que buscam a segurança de seus ativos.

Com isso, a segurança deve ser tratada como peça chave para o funcionamento efetivo de uma empresa, aumentando a sensação de proteção e gerando estabilidade aos processos. É justamente neste momento que entra a figura do gestor de segurança.

Funções do gestor de segurança

Ele é um dos responsáveis por gerenciar as atividades de segurança privada, como, por exemplo, segurança patrimonial, transportes de valores, escolta armada, segurança eletrônica, segurança pessoal e outras vertentes.

Ele deve interagir, impreterivelmente, com as demais áreas da empresa e órgãos externos, sejam eles, públicos ou privados. Para isso, é necessário demonstrar uma potencialidade positiva, que em geral, é representada pelas forças que resultam de estratégias usadas em busca do alto desempenho.

Um bom gestor deve ter conhecimento amplo

Portanto, como é uma área bastante abrangente, é importante que um gestor de segurança tenha conhecimento amplo, como em economia, contabilidade, gestão de pessoas, comunicação, direito penal, direito trabalhista, marketing, administração, logística e outros.

Do mesmo modo, além das competências destacadas, é fundamental que um empreendedor siga alguns pontos que irão facilitar no momento da contratação de um gestor de segurança. Logo, iremos apresentá-los.

Saber identificar riscos em atividades

Uma das grandes características de um gestor de segurança eficiente é saber identificar riscos e reparar acidentes, sem deixar de assegurar a continuidade efetiva dos negócios.

Definitivamente, é função do gestor, auxiliar as empresas na definição de objetivos, dando apoio na elaboração de políticas e diretrizes de segurança.

Ter facilidade em gerir departamentos

Um bom gestor de segurança tem que saber gerir diferentes departamentos dentro de uma organização. Dessa forma, é fundamental que o profissional assessore os setores estratégicos para o negócio e que mantenha ligação direta com a segurança patrimonial, independentemente de uma instituição privada ou pública.

Saber criar e gerir o planejamento estratégico

Saber ajudar a construir um bom planejamento estratégico junto à organização é essencial, pois ele proporciona a base metodológica para a sustentação das tomadas de decisão da empresa.

Assim, o gestor de segurança deve auxiliar a empresa na construção da estratégia empresarial. Também tem o papel de realizar uma análise crítica dos indicadores, do conjunto socioeconômico e análise de mercado, buscando desempenhar as atividades de forma mais eficiente e produtiva.

Aplicar técnicas e conceitos adequados ao segmento do negócio

Em síntese, saber realizar a gestão de segurança embasada em conhecimento técnico e metodológico pode ser uma tarefa complexa e um desafio grande para muitos profissionais. Afinal, transformar o conhecimento teórico em prático é algo que requer trabalho e expertise.

Em suma, cabe ao gestor de segurança aplicar de maneira correta todas as técnicas que foram adquiridas em estudos e nas práticas de prevenção às perdas e danos envolvendo os ativos da empresa.

Em conclusão, o empreendedor deve considerar todos os pontos, para contar com um serviço eficiente e otimizar todos os resultados.

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