Notícias

Perda de documentos: O que fazer nessa situação?

18 de janeiro de 2017, por Anjos da Guarda
Perda de documentos: O que fazer nessa situação?

Perder os documentos é um situação que pode acontecer com todo o mundo. Infelizmente não estamos imunes a esse tipo de ocasião, mas podemos tomar alguns cuidados para que isso não se torne um problema maior.

Ao perder os documentos não basta tirar a 2° via, é preciso fazer uma série de procedimentos para evitar golpes e aumentar a sua segurança. Veja abaixo algumas dicas.

Faça um boletim de ocorrência

A primeira atitude é fazer um boletim de ocorrência. Vá até a delegacia mais próxima, explique o seu caso e saia com o B.O em mãos. Caso seus documentos sejam utilizados de maneira ilícita, em casos de crimes, você terá como provar a perda, furto, roubo ou extravio.

Comunique aos órgãos de proteção ao crédito

O próximo passo é comunicar aos órgãos de proteção ao crédito. Se caso alguém tentar realizar operações de compra, abertura de contas, financiamentos ou empréstimos em seu nome, os documentos serão consultados, e, constatando a perda ou roubo, você será resguardado.

Bloqueie os cartões de crédito

É importante fazer o bloqueio de cartões de crédito assim que constatar a perda e imediatamente após assalto. Lembre-se: a senha somente é exigida em lojas físicas. Para compras online os dados do cartão bastam. Fique atento e peça o cancelamento de talões de cheque e cartões de banco. Ligue para o seu gerente ou vá pessoalmente e explique a situação.

Solicite a segunda 2° via

Agora sim, você já pode solicitar a segunda via dos seus documentos. Existem procedimentos diferentes para cada tipo de documento, por isso se informe antes de ir ao local.

Perda de passaportes

Em caso de perda, roubo ou extravio de passaporte os procedimentos mudam. Além de cumprir todas as dicas citadas acima é necessário comparecer a um posto da Polícia Federal e explicar a situação. Esse procedimento é obrigatório pelo Decreto n° 1983, de 14 de agosto de 1996.

Agora você está mais bem informado e já sabe como agir em caso de perda ou roubo de documentos.  Mesmo com todos esses procedimentos que te amparam legalmente é importante lembrar: Fique atento a bolsas, mochilas, carteiras e até mesmo onde estaciona o carro ou seu habitual caminho para casa/trabalho. Assim você diminui os riscos, cuida da sua segurança e evita transtornos.