Dentro de uma empresa, a segurança privada possui o objetivo de zelar por todo o ambiente profissional. Ela atua com o intuito de estabelecer a ordem e elevar níveis de proteção dentro da sua empresa.
Com base no que prega a segurança privada, surge o perímetro de segurança física. Trata-se do método de definir limites aos ambientes físicos e obter uma segmentação dos mesmos. A intenção é criar níveis de segurança.
São imprescindíveis em áreas de grande extensão, pois, são lugares propensos a se tornarem alvo de invasores.
Como é o funcionamento do perímetro de segurança?
O perímetro de segurança faz a utilização de barreiras para gerar dificuldades e controlar os diferentes níveis de exposição da área em destaque. É composto por cercas, muros, forte iluminação, alarmes e vigilantes em posto fixo ou atuando em rondas.
Para proporcionar o bom funcionamento de um perímetro de segurança, é importante seguir alguns passos.
Zonas limpas
Dentro do perímetro, as zonas devem ser limpas, com o intuito de permitir visão livre, dos dois lados da barreira perimetral. É recomendado que exista uma zona vazia de 6 metros ou mais, entre a barreira perimetral e as estruturas como áreas de estacionamento, vegetação e construções.
Quando não temos uma boa estratégia de segurança
Não utilizar uma boa estratégia de segurança pode ser sinônimo de prejuízos. O perímetro de segurança é importante par guardar áreas estratégicas de uma empresa, delimitando uma região específica que estará segura. Esse estudo deve estar dentro do planejamento tático de segurança. Não ter o cuidado em avaliar esse fator gera um cenário de risco, podendo trazer prejuízos para sua empresa.
O Grupo Anjos da Guarda conta com especialistas aptos a desenvolver um planejamento completo na área de segurança. Agora que você sabe disso, entre em contato conosco! Trabalhamos com tecnologia moderna, sempre adequando às suas necessidades.
Gostou do post? Não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais.