Notícias

Planejamento tático: saiba o que é e como realizá-lo

12 de agosto de 2019, por Anjos da Guarda
Planejamento tático: saiba o que é e como realizá-lo

Planejar é sempre uma atividade fundamental para que a realização de um serviço seja eficiente e gere resultados satisfatórios. No segmento da segurança privada não é diferente.

Na área, é realizado o trabalho de planejamento tático, que consiste no detalhamento das atividades, com o intuito de alcançar as metas desejáveis. Cada integrante que compõe o serviço saberá com exatidão as suas funções e os seus objetivos.

Conheça mais sobre o planejamento tático

O planejamento tem como objetivo delegar funções ao funcionário ou determinado setor da instituição. Com isso, metas são estabelecidas com base na efetividade do serviço realizado.

Com ele, também é possível monitorar e ver se as atividades estão sendo desempenhadas e se as metas estão sendo alcançadas. Lidar com o planejamento é tão importante, quanto escolher uma empresa de segurança privada.

O planejamento tático destrinchado em 4 vertentes

O planejamento tático tem as suas especificidades e pode ser dividido em 4 vertentes. São elas:

— Planos de produção e serviço: processo que envolve métodos e tecnologias que são importantes para os trabalhadores que estão prestando serviço.

— Planos financeiros: diz respeito à captação e a aplicação de recursos financeiros que são importantes para suportar as várias operações da organização.

— Planos de marketing: requisitos de venda e distribuição de bens e serviços no mercado. Também diz respeito ao atendimento ao cliente.

— Planos de recursos humanos: trata-se dos métodos de recrutamento, seleção e treinamento dos colaboradores em diferentes atividades dentro da empresa.

Afinal, quais os passos para a criação de um planejamento tático?

Para a criação de um planejamento tático, a maneira mais recomendada é utilizando o método 5W2H. É uma ferramenta que consiste em 7 perguntas chaves que devem ser respondidas, com o intuito de facilitar na hora de distribuir as funções. Veja:

— Whats (o que)? — Qual a tarefa que será realizada. Qual o objetivo e meta a ser cumprida.

— Who (quem)? — Resposta de quem ficará com cada função. Momento de apontar o responsável por cumprir cada etapa, com o intuito de concretizar a meta.

— Where (onde)? — Definição do local onde a ação será desempenhada.

— When (quando)? — É o momento onde é estabelecido os prazos para que a tarefa seja desenvolvida.

— Why (por que)? — Etapa de justificação do projeto. Deve ser listado quais são as razões da meta ter sido proposta.

— How (como)? — Momento chave para definir como será o desenvolvimento das ações para que as metas sejam alcançadas.

— How much (quanto)? — Essa é a última etapa do planejamento. Você irá estipular o quanto deverá ser gasto. É importante que o plano seja compatível com o caixa da empresa.

Dentro do segmento da segurança a realização do planejamento tático é bastante importante. Com ele, a proteção do seu negócio é reforçada e os riscos de perigo são minimizados.

Todos os passos de construção e aplicação de um planejamento devem ser devidamente seguidos, para que transtornos sejam evitados e todo o serviço seja otimizado e bem executado. A segurança da sua empresa, dos funcionários e dos clientes deve vir em primeiro lugar.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog e redes sociais. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.