Notícias

Por que ainda não estamos seguros mesmo diante de tanta tecnologia?

26 de junho de 2018, por Anjos da Guarda
Por que ainda não estamos seguros mesmo diante de tanta tecnologia?

A pergunta que não quer calar é: mesmo com tanta tecnologia, atualmente, por que ainda estamos tão suscetíveis à falta de segurança?

Ao contrário do que muitos pensam, estar em casa não é sinônimo de estar totalmente seguro. Um fato que ressalta bem isso é o crescente número de assaltos a condomínios.

Os dados amplamente divulgados são alarmantes e refletem a dificuldade da segurança pública em combater a criminalidade com recursos escassos, causando a ausência do estado em muitos locais.

A real finalidade de um Sistema de Segurança

O tema é complexo e a reflexão na inciativa privada deve perpassar pela premissa de que equipamentos eletrônicos são necessários para compor um sistema de segurança visando detectar o invasor, comunicar o evento e inibir uma possível ação. Com este viés, uma análise realizada por profissionais deve identificar no cenário vários fatores de riscos, inclusive o tempo que a estrutura será capaz de resistir para manter a incolumidade física do local diante de uma agressão.

Partindo desse dado como base para o dimensionamento estratégico, elabora-se o planejamento da reação de acordo com os recursos disponíveis. Assim, no caso das empresas de segurança eletrônica, elas deverão ser reconhecidas e valorizadas no momento do sinistro, em que se deve avaliar a eficiência do conjunto de medidas tomadas.

Falhas nos Projetos de Construção Civil

Outra questão tão importante quanto e que a vulnerabilidade muitas das vezes está interligada com a oportunidade que as falhas nos projetos de construção civil propiciam ao negligenciarem a importância de um estudo prévio que avalie os impactos de segurança como:

  • Índices de criminalidade da região;
  • Existência de atuação de quadrilhas especializadas;
  • Distância de postos policiais;
  • Rotas de fugas;
  • Isolamento do imóvel;
  • Outros tantos problemas externos que podem vir a afetar diretamente a ambiência de segurança no empreendimento;

São diversos fatores a serem analisados antes de se iniciar um projeto, visto que tais questões podem e devem corroborar com a segurança. Podemos ainda citar as condições arquitetônicas, como paredes, vidros, portas, janelas, paisagismo, visibilidade e iluminação, estrutura da guarita, que devem, obrigatoriamente, serem analisados.

É de suma importância que, a construção de um empreendimento desestimule qualquer interação de criminalidade, e também, possibilite a utilização dos equipamentos de segurança eletrônica alinhados a execução de procedimentos preventivos.

O que se deve então evitar?

Nos projetos de construção civil o que não pode ser feito é tratar a segurança na fase de acabamento da obra, algo que ocorre com muita frequência no mercado. O projeto de segurança deve ser enxergado como investimento e ser realizado desde o início, afinal, é dessa forma que a prevenção de crimes ocorre.

Segurança e tranquilidade

Viver com tranquilidade está no desejo de todos e, para que isso deixe de ser utopia, é preciso investir na inteligência de Segurança, pois sair de casa e ficar tranquilo, por saber que seus familiares estão protegidos não tem preço, não é mesmo?

A Anjos da Guarda conta com especialistas aptos a desenvolver um planejamento completo na área de segurança. Agora que você sabe disso, entre em contato conosco! Trabalhamos com tecnologia moderna, sempre adequando às suas necessidades.

Gostou do post? Não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais.