Quando o assunto é segurança no trabalho, ter um grupo de pessoas capacitadas e aptas para lidarem com possíveis acidentes é fundamental.
A Brigada é mais um desses exemplos. Implantar uma brigada dentro de uma empresa é um ato de cuidado e respeito à vida dos colaboradores que ali trabalham.
Embora, muitos acreditem que o Corpo de Bombeiros seja exclusivamente responsável pelos riscos de incêndio, é uma boa prática que cada empresa tenha um grupo competente de brigadistas. Mas o que de fato é um brigadista?
Neste artigo iremos falar sobre a importância do serviço do Brigadista para uma empresa.
Uma brigada de incêndio é uma medida de segurança prevista na legislação de Segurança Contra Incêndio e Pânico. Ela é composta por um grupo de pessoas voluntárias ou contratadas, que são treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono de edificação, combate a princípio de incêndios e prestação de primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida.
Existem dois tipos de brigadas: a Brigada Orgânica e a Brigada Profissional.
Brigada Orgânica: A brigada orgânica é constituída por um grupo de pessoas que fazem parte do corpo de funcionários da empresa. Elas atuam
de forma voluntária no cargo de brigadista.
Brigada profissional: A brigada profissional consiste em grupo de pessoas que são contratadas para a execução de atividades de prevenção e combate a incêndio, no âmbito da propriedade ou em evento temporário.
A principal função da Brigada dentro de uma empresa é o combate a princípio de incêndios e prestação de primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida. Veja abaixo como funciona cada medida:
Prevenção a incêndio e pânico: Essa medida tem como finalidade verificar a disponibilidade dos sistemas preventivos de combate a incêndio e de situações de risco. Logo, é de responsabilidade do brigadista analisar os riscos existentes na empresa; notificar ao setor competente as eventuais irregularidades encontradas no que se refere à prevenção e a proteção contra incêndios; orientar o público, tanto interno quanto externo; participar das ações simuladas; conhecer o plano de emergência da empresa.
Combate a incêndio: Essa medida visa ações cuja finalidade é proteger a vida de possíveis vítimas e extinguir o fogo já iniciado. O brigadista é responsável por identificar a situação; acionar o alarme e abandono da área; acionar o Corpo de Bombeiros; desligar a energia elétrica; realizar os primeiros socorros e recepcionar e orientar o Corpo de Bombeiros.
Logo, caso ocorra algum incidente, o treinamento técnico de um brigadista permite que ele tenha os recursos necessários para lidar com situações emergenciais, definindo rotas de fuga em casos de incêndios, alagamentos e outros acidentes,além de ser uma fonte de apoio caso ocorra alguma situação que exija controle emocional como em situações críticas em que o fogo pode causar ferimentos graves, danos maiores ao patrimônio da empresa ou até mortes.
Como o serviço de uma empresa terceirizada, a contratante não precisa se preocupar com burocracias como escolha de profissionais, capacitação e outros. A própria empresa terceirizada é responsável por promover toda a capacitação que os brigadistas precisam.
Vale lembrar que, esses profissionais ficarão responsáveis pela prevenção e cuidados com a empresa, logo, os funcionários da empresa podem ter sua atenção totalmente voltada para o trabalho.
Portanto é válido dizer que ter uma brigada dentro da empresa é fundamental.
Se você deseja saber mais sobre o serviço ou deseja contratar profissionais qualificados para a prevenção e combate a incêndios na empresa, entre em contato com o Grupo Anjos da Guarda!