A violência está crescendo cada vez mais em grandes e pequenas cidades. Para quem mora em condomínio, é essencial controlar o fluxo de pessoas que passam pela portaria. Um erro ou falta de atenção pode dar a brecha necessária para que um invasor cometa crimes, trazendo prejuízos financeiros e até mesmo riscos para a vida dos moradores.
Para evitar esse tipo de situação, uma solução muito utilizada é ter uma portaria virtual ou uma portaria física que possa controlar a entrada de visitantes e prestadores de serviço. Entretanto, muitos dos responsáveis por esta escolha têm dúvidas sobre qual é mais vantajoso. Neste texto vamos explicar como esses dois serviços funcionam para que se possa tomar a melhor decisão.
O serviço de portaria virtual vem ganhando cada vez mais espaço por sua praticidade e segurança. O condomínio contratante conta com uma central que funciona 24 horas a distância.
Deste modo, é dispensada a figura do porteiro, sendo que todos os visitantes são a atendidos remotamente. Na central é feita a conferência através das câmeras e o operador liga para o respectivo apartamento para pedir a autorização de acesso.
Em nenhuma hipótese o visitante pode adentrar nas dependências do condomínio sem a autorização do morador. Esta é uma maneira mais segura, pois está propensa a um menor número de erros, já que os operadores seguem as regras de restrição de entrada com bastante rigor.
A portaria física é um modelo mais conhecido pela maior parte das pessoas. São utilizados profissionais no local, que devem fazer a checagem de todos os visitantes do condomínio. Normalmente, os profissionais trabalham de forma escalonada para que a condomínio possa contar com o porteiro o tempo todo.
Para que o serviço de portaria física tenha um bom funcionamento é necessário realizar treinamentos constantes com os profissionais. Além disso, é preciso eliminar oportunidades de distrações, pois elas podem ocasionar em uma ocorrência seria como uma invasão ou até assaltos.
Ambos os serviços levam segurança aos condomínios, porém a portaria virtual está menos propensa a erros. A primeira razão é a utilização de métodos confiáveis que permitem apenas a entrada de pessoas com a autorização do morador. Além disso, os erros de conduta de porteiros podem ser evitados já que os atendentes ficam na central de monitoramento, onde são constantemente supervisionados.
A supervisão é uma das grandes vantagens do serviço de portaria virtual. Isso ocorre pelo fato dos operadores ficarem em uma central com a presença constante de supervisores com capacitação e experiência em segurança. Deste modo, existe um acompanhamento mais próximo dos gestores, o que acaba ocasionando em um serviço mais qualificado. Além de tudo isso, os operadores passam por treinamentos constantes.
Alguns condomínios que trocam o serviço de portaria física pelo de portaria virtual conseguem uma economia de até 60%. Isso ocorre devido ao fato do contratante não precisar mais arcar com encargos trabalhistas, pagamento de férias, salários e outras obrigações referente aos funcionários.
A Anjos da Guarda oferece uma excelente solução em portaria para condomínios. Nosso serviço de Portaria Ativa conta com profissionais treinados e uma central de monitoramento 24 horas. Todos os moradores são cadastrados e a entrada de qualquer pessoa passar por uma autorização prévia.
Quer saber mais? Clique aqui e saiba tudo sobre o serviço de Portaria Ativa da Anjos da Guarda.