Ter um sistema eletrônico de segurança em casa é o desejo de todos aqueles que prezam pela segurança do lar e da família. Mas, se existe uma coisa que aborrece quem já possui o equipamento instalado em casa são aqueles falsos disparos, que surgem sem explicação e fora de hora.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança – Abese, cerca de 95% das ocorrências de disparo de alarmes em residências ou empresas protegidas no país são falsas.
Isso não necessariamente está relacionado a um defeito no equipamento. Na verdade, esse tipo de disparo pode acontecer por vários motivos simples, como animais passando próximo ao sensor, plantas e até mesmo o vento. E, por isso, este problema é facilmente contornável.
Quer saber como? Leia este post e veja as dicas que separamos para que você possa reduzir este inconveniente em sua casa.
Animais de estimação ou de guarda podem acionar o alarme quando próximos das áreas desprotegidas. Por isso, o ideal usar sensores pets ou mantê-los distantes, evitando que o alarme seja disparado.
Também tome cuidado com os roedores e insetos. Além da movimentação próxima aos sensores, os roedores podem roer a fiação dos alarmes e prejudicar a eficácia do sistema de segurança. Nesse caso, o ideal é investir em uma boa dedetização, evitando o surgimento desses animais na casa.
Plantas e árvores localizadas próximas aos sensores infravermelhos ou cercas elétricas devem estar sempre podadas.
Isso porque, a presença de folhas e galhos podem gerar interferências tanto na frequência quanto na identificação dos sensores, causando falsos disparos.
Além disso, árvores costumar abrigar animais, como pássaros, o que pode aumentar o risco de movimento próximo ao alarme e um possível falso disparo.
Os sistemas de alarmes, normalmente, possuem um controle remoto no qual é possível acionar o alarme manualmente em caso de intrusão. Mas, ao deixá-lo em gavetas, bolsas e bolsos de roupas, o botão pode ser pressionado acidentalmente e, consequentemente, acionar o alarme.
Por isso, guarde-o em um local seguro, mas acessível, afinal, não dá para prever quando uma situação de risco pode ocorrer.
Muitas pessoas têm o hábito de deixar portas e janelas abertas, o que pode causar correntes de ar, mudança brusca de temperatura ou a movimentação de animais de estimação.
Acontece que tudo isso pode provocar muito transtorno, com o acionamento acidental do alarme. Por isso, mantenha sempre as portas e janelas fechadas.
De todos os motivos possíveis para a ocorrência de um falso alarme, a causa mais comum é a instalação de equipamentos de baixa qualidade ou a falta de manutenção. Além de comprometer a segurança do imóvel e da família, isto pode causar o disparo frequente do alarme, incomodando os vizinhos.
Por isso, a solução para os falsos disparos está relacionada a um bom projeto de segurança, criado de acordo com as especificações do imóvel e com equipamentos de qualidade.
O correto funcionamento do sistema de segurança eletrônica depende também da realização de uma manutenção periódica, pela qual verifica-se a condição de funcionamento de todos os dispositivos.
Gostou das nossas dicas? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e acompanhar todas as novidades relacionadas a segurança residencial.