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Segurança em grandes eventos: conheça todos os detalhes

26 de agosto de 2019, por Anjos da Guarda
Segurança em grandes eventos: conheça todos os detalhes

Conforme a grandeza do evento, maior deve ser a efetividade do serviço de segurança privada a ser adquirido. Independentemente do segmento, o serviço contratado deve estar preparado para lidar com um número grande de pessoas e com eventos inesperados que possam ocorrer em um lugar de grande aglomeração.

O organizador do evento deve seguir alguns passos para contratar um serviço confiável. Para isso, existe um segmento específico para essa atuação, trata-se do serviço de segurança em grandes eventos.

O objetivo do nosso artigo é apresentar todos os detalhes, para que você, ao realizar um grande evento, possa fazer a escolha certa.

O que é a segurança em grandes eventos?

Antes de denominar a segurança em grandes eventos é importar destacar a definição de ‘evento”. Trata-se de um acontecimento, planejado e organizado, com fins institucionais, sociais comunitários e promocionais.

É considerado um grande evento, aqueles realizados em estádios, ginásios, casas de shows que tenha um público superior a 3 mil pessoas.

A segurança em grandes eventos é denominada uma atividade específica de segurança, das pessoas e do patrimônio nos lugares onde são realizados grandes acontecimentos.

É um método que adota medidas preventivas e repressivas nos limites da lei. A atividade é um segmento da segurança privada e age como um complemento das atividades realizadas pela segurança pública.

De acordo com a lei, quem está apto para atuar em grandes eventos?

A segurança em grandes eventos deve ser realizada por vigilantes devidamente habilitados em curso de extensão, de acordo com o que rege a Portaria Nº 3.233/2012-DG/DPF, de 10 de dezembro de 2012, que dispõe a respeito de normas relacionadas às atividades de Segurança Privada.

Atividades que estão empregadas dentro da segurança em eventos

O serviço de segurança em eventos é segmentado e possui as suas especificidades. Elas variam conforme o tipo, a dimensão e a localização do evento. São divididas em 3 grupos. São eles:

  • Controle de acesso;
  • Gerenciamento de público;
  • Gestão de emergências.

Controle de acesso

O controle de acesso é o responsável por desempenhar atividades ligadas diretamente à identificação e ao controle de acesso do local do evento. Também pode realizar revistas e identificar objetos e substâncias que podem ser utilizados como mecanismos de violência.

Gerenciamento de público

O gerenciamento de público tem como intuito dar uma resposta a qualquer problema envolvendo pessoas que estejam no evento.

Também é responsável por fornecer informações, dar orientação, indicar os acessos, contribuir com o conforto e bem-estar dos frequentadores, promover a ordem, entre outras funções.

Gestão de emergências

A gestão de emergências tem a missão de praticar atividades de prevenção e combate a incêndios, prestar assistência inicial em situações de emergência, com a utilização de técnicas de primeiros socorros e identificar e comunicar as autoridades responsáveis, comportamentos que vão contra os direitos humanos.

A segurança em eventos de grande porte é importante para que ele seja realizado sem maiores problemas. É fundamental que você faça a escolha por uma empresa confiável. Portanto faço uma avaliação, antes de tomar qualquer providência.

A Anjos da Guarda pode contribuir para que conheça mais sobre as operações em eventos. Somos uma corporação que iniciou as atividades na década de 80. O nosso grupo é composto por três empresas que atuam de forma complementar e integrada. Temos o objetivo de disponibilizar ao mercado soluções inteligentes em segurança e serviços. Entre em contato conosco e saiba mais.