Notícias

Segurança na Black Friday

26 de novembro de 2015, por Anjos da Guarda
Segurança na Black Friday

[vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]Começa hoje, às 00h, a Black Friday. Uma promoção que tem feito sucesso no Brasil desde 2010, cujo objetivo é oferecer muitos descontos – em lojas físicas ou na web. Apesar de agradar os consumidores, a ideia assusta também. Muitos já tiveram grandes problemas em compras e, por isso, acabam deixando a desconfiança ser maior que o desejo de comprar.

Separamos aqui algumas dicas para que você possa se sentir mais seguro para realizar as compras e se resguardar de serviços mal-intencionados, cautela nunca é demais. Vamos às dicas:

Não use Wi-fi compartilhado
Segure a tentação e deixe para fazer suas compras quando estiver em um ambiente que tenha Wi-Fi protegido e conhecido. As redes públicas são muito vulneráveis às ações de crackers, que roubam dados financeiros e informações sigilosas.

Antivírus não é só para o computador
O seu celular faz operações em bancos, troca mensagens por e-mails e faz tudo que um computador faz. Por que, então, você ainda não possui um antivírus no celular? Se você já tem a assinatura de um bom antivírus, procure saber qual é a versão mobile e instale já.

Ofertas por WhatsApp ou SMS? Desconfie
Não confie em promoções disseminadas por esses canais, pois podem ser armadilhas. Apague mensagens desse tipo e confirme a informação no site oficial da empresa ou no canal de atendimento ao consumidor, também disponível no site da organização.

Verifique se o site é seguro
Lojas virtuais devem oferecer a proteção do protocolo HTTPS. Observe se aparece um cadeado na parte superior esquerda do site antes de finalizar as compras. Sites que não possuem esse protocolo correm risco de invasão e vazamento de dados.

Visite sites de reclamações e certificações
Sites como Reclame Aqui e e-Bit são termômetros interessantes para quem deseja conhecer mais sobre a empresa, antes de comprar. Faça essa pesquisa antes de finalizar os pedidos.

Confira o preço antes
Não acredite estar comprando com “super desconto” só porque o site diz isso. Confira os valores do mesmo produto antes da Back Friday e compare. Mentir sobre o preço também é uma forma de fraudar o consumidor. Fique atento![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]