Com o início do ano letivo, os pais devem ficar atentos a vários detalhes para garantir um retorno mais tranquilo e seguro aos seus filhos. Confira abaixo algumas dicas que separamos para você.
É muito importante que seu filho mantenha junto a si documentos que o identifiquem, como RG e carteira escolar. Para as crianças menores, vale colocar, dentro da mochila o número de contato dos pais, assim como o endereço da escola e telefones de contato.
O transporte escolar é um item de grande importância e merece toda a atenção dos pais que, além de exigir a apresentação do alvará de circulação, devem avaliar as condições de conservação e segurança do veículo, pedir referências a outros pais sobre os serviços e orientar as crianças para prestarem atenção à conduta do motorista no trânsito.
Essa é uma dica de ouro e deve ser reforçada sempre, por isso, apresente a seu filho os funcionários da escola que terão contato direto com ele, bem como os responsáveis pelo transporte escolar. Explique as funções dessas pessoas e tipo de relação que a criança deve dispensar a elas.
Evite manter visível peças personalizadas com o nome da criança. Isso evitará que estranhos tenha a atenção de seu filho chamando-o pelo nome ou apelido.
Instrua as crianças a sempre descerem do veículo pelo lado da calçada e peça que observem antes de abrir a porta. Para crianças maiores, oriente para que não atravessem a rua na frente ou atrás de ônibus, espere ele partir para que tenham completa visão e também sejam vistos pelos outros veículos.
Além disso, explique sobre a faixa de pedestres e ensine a correta observação do semáforo para veículos e transeuntes.
O ideal é deixar objetos de valor como celulares, tablets e notebooks em casa. Mas, caso seja necessário a utilização deste, dentro do ambiente escolar, oriente seus filhos a utilizarem com discrição.
Aconselhe a manter os celulares dentro da mochila e utilizar em locais públicos somente em caso de emergência. A mesma recomendação vale para dinheiro. Entregue somente a quantia necessária para aquele dia, e faça isso antes de sair de casa.
A criança deve ser orientada a reconhecer e buscar ajuda com órgão de defesa, caso se sintam perdidas ou assustadas. Deixe salvo em seu celular o número de emergência 190, além da instrução de sempre pedir ajuda a esses profissionais.
Seguindo essas dicas, você manterá seu filho em segurança e terá um retorno mais tranquilo a rotina escolar.