Promover a segurança e proteção é um fator muito importante para que a gestão de condomínio seja realizada com sucesso.
Pensando nisso, trouxemos este artigo com algumas dicas de segurança em condomínios para ajudar você a encontrar soluções ativas e inteligentes que possam ajudar a proporcionar maior segurança para o seu condomínio. Veja abaixo:
Para que o serviço de segurança seja realizado de forma eficiente, é fundamental que os profissionais sejam treinados e que demonstrem habilidades específicas que os tornem capacitados para esse tipo de tarefa.
Uma solução eficiente é a contratação de profissionais terceirizados. Como dito em outros artigos e publicações aqui em nosso blog, terceirizar este tipo de serviço é sempre uma ótima opção, já que os profissionais são especialmente especializados e capacitados para realizar a segurança conforme as necessidades de cada contratante.
Ter controles de acessos é uma ótima maneira de aprimorar a segurança dos condomínios. Com esse serviço, é possível ter mais controle do fluxo de pessoas que circulam pelo prédio.
Para isso, existem diversas formas: leitores de chaveiro, digitais, senhas, interfones e controle remoto, entre outros.
Na portaria, é fundamental que o profissional sempre peça identificação de visitantes ou funcionários e interfone para o morador que irá recebê-lo para que confirme e autorize a entrada.
Os carros devem entrar no condomínio com vidros abaixados e o profissional deve fazer contato visual com o motorista antes de abrir o portão. Dessa forma, evita que o motorista entre refém de assaltantes no condomínio.
Outro ponto importante é a segurança do porteiro/vigilante. Por isso, é essencial que a guarita esteja posicionada em um local estratégico, elevado e com os vidros escurecidos.
Equipamentos eletrônicos como câmeras de segurança, sistemas de alarmes, portões eletrônicos, interfones e leitores de placas de veículos são indispensáveis para observar movimentação suspeita. Outra opção é o monitoramento remoto.
O monitoramento remoto proporciona uma reação mais rápida em caso de invasões e assaltos, uma vez que as câmeras de segurança estão diretamente 24h ligadas a uma equipe de segurança.
Além disso, tem a opção de instalação do “botão pânico”, um dispositivo que quando acionado, silenciosamente aciona a central de monitoramento da empresa de segurança.
Existem algumas formas de adaptar a própria estrutura do condomínio para proporcionar mais segurança para os seus moradores. Como, construir muros mais altos e instalar cercas elétricas. Assim, é possível inibir a ação de possíveis criminosos.
Existem diversos casos de assaltos em que o criminoso foi autorizado a entrar no condomínio por moradores. Por isso, é fundamental que sejam estabelecidas normas e medidas preventivas que envolvam tanto os moradores como, os funcionários do prédio. Essas normas devem ser elaboradas e discutidas entre a administração e os moradores, e se possível, desenvolver materiais de divulgação para incentivar todas a segui-las.
Veja abaixo alguns exemplos:
Além de contribuir para a valorização do condomínio no mercado imobiliário, investir em segurança é fundamental para melhorar tanto a experiência de uso do condomínio como a qualidade de vida dos moradores.
A terceirização do serviço de segurança patrimonial é uma escolha assertiva para promover a segurança do seu condomínio de maneira eficiente. Isso porque além dos profissionais serem capacitados, o serviço de uma empresa é personalizado, apresentando soluções e estratégias que casam diretamente com o funcionamento do seu empreendimento.
Se você deseja saber mais sobre esse assunto? Leia o artigo Plano de segurança para condomínios e conheça mais benefícios que o serviço terceirizado de segurança patrimonial oferece.