Entender como funciona o sistema de controle de ronda dentro da segurança privada, pode trazer diversas dúvidas. Com o intuito de esclarecê-las, criamos este artigo. Continue lendo para entender como esse sistema é aplicado dentro da segurança.
O controle de ronda é uma ferramenta utilizada para a gestão da segurança que permite o controle de todas as rondas realizadas pelos funcionários designados para a função.
Seu objetivo é criar uma base de informação sistêmica e ágil dos dados coletados nas rondas, possibilitando identificar e notificar a respeito de possíveis falhas em sua execução e assim melhorar a qualidade dos serviços prestados, aumentando a sensação de segurança para todos os envolvidos.
O mercado oferece uma gama de possibilidades de sistemas de gestão de rondas, cada um possui uma especificação e aplicabilidade distinta, ao qual deve ser avaliado de acordo com o cenário em que o dispositivo será empregado. Em grande parte, os sistemas podem ser classificados em duas categorias. São eles:
Controle de ronda com uso de coletor portátil de dados (off-line) e o sistema de controle de ronda via web e dispositivos mobile (on-line).
Durante o processo de planejar a segurança de uma organização, são definidas as rotinas de trabalho da equipe de segurança. Após definidas as rotinas, são dimensionados os locais de interesse que precisam de uma inspeção do vigilante com mais cuidado e atenção, por serem locais de maior vulnerabilidade, com histórico de ocorrências e sensíveis para o bom andamento da operação do cliente. Finalizado a definição dos pontos, essas informações deverão ser parametrizadas no sistema de controle de ronda utilizado, juntamente com os critérios de intervalo entre rondas, tempo mínimo e máximo para a execução destas, eventuais check-lists a serem realizados em local específico.
Através destas configurações, os profissionais conseguem registrar as rondas de forma sistêmica, enviando através de um software de gerenciamento, dados como horários e locais vistoriados, percentual de aproveitamento de rondas por empregado e até mesmo registro de ocorrências pelo próprio sistema.
O sistema de controle de ronda, permite ao funcionário ter controle geral das instalações, assim ele poderá acompanhar e observar com maior propriedade a movimentação do local.
Com esse sistema, também é possível controlar a realização das rondas programadas, incluindo o apontamento daquelas que não foram realizadas, além de controlar a chegada do funcionário ao posto de serviço e registrar o turno de trabalho.
Ele é de extrema importância para o serviço de segurança, porque através dele o profissional pode otimizar o trabalho, gerando uma forma de análise de resultados baseado em dados de desempenho. O gestor tem o acompanhamento detalhado da operação de forma rápida e com mais detalhes, auxiliando na tomada de decisão.
Durante a execução do serviço de segurança patrimonial diversos recursos eletrônicos podem ser utilizados pelo vigilante. Entretanto, avaliando o cenário em que as rondas serão dimensionadas, é ideal que os sistemas de gestão por aplicativos mobile sejam preferencialmente utilizados, por produzirem uma maior variedade de informações e dados das rondas. No entanto, esses sistemas dependem muito de redes de telefonia, ao qual não são tão úteis em áreas remotas e de difícil comunicação. Para essas áreas é recomendado o sistema de bastão de ronda, que opera sem a necessidade de sinal de telefonia, apenas com o contato do bastão com os buttons distribuídos nos locais de interesse.
Tanto empresas quanto profissionais podem se beneficiar com sistemas de controle de rondas. Veja abaixo alguns benefícios proporcionados:
Para escolher um bom sistema de controle de ronda, é preciso levar em conta fatores importantes como: resistência dos equipamentos, tecnologia e praticidade de uso.
Além disso, para que um sistema de controle de ronda seja eficiente, é fundamental contar com softwares inteligentes.
Através da implementação do controle de ronda, você conseguirá reduzir os custos, monitorar e realizar a correção do processo, gerenciar incidentes, otimizar o trabalho, além de melhorar a qualidade do serviço.