O bankline é uma ferramenta muito utilizada nos dias atuais e facilita a vida de quem deseja resolver tudo rapidamente: pagar contas, fazer transferências, consultar saldo, recarregar o celular pré-pago, entre outras coisas. No entanto, é preciso cautela. Plataformas digitais, especialmente as que carregam dados importantes e financeiros, precisam ser acessadas em locais seguros e de maneira vigiada e controlada, para que não haja o risco de vazar as informações. Algumas dicas:
Bancos não costumam enviar e-mails
Essa prática é bem incomum, até mesmo por questões de segurança. Com exceção de e-mails solicitados por você, como fatura do cartão, ou avisos de novos lançamentos e similares, e-mails espontâneos enviados por agências bancárias sempre merecem uma grande dose de desconfiança. Não clique em nada e se possível, nem abra! Ligue para o banco e verifique a autenticidade das informações.
Use o Java com moderação
O plug-in Java tem sido alvo de ataques de crackers, que tentam a todo custo, invadir os sistemas para roubar informações de seus usuários. Mesmo assim, alguns bancos utilizam esse sistema para fazer a certificação de seus usuários. Se o seu banco exige a instalação do Java, lembre-se de atualizar sempre a versão do aplicativo para manter seus dispositivos em segurança. Se você não precisa utilizar o Java, exclua-o.
Acessando o site do banco com segurança
Ao acessar o site do banco, sempre escolha digitar o endereço, ao invés de clicar em links que direcionam para o mesmo. Essa simples atitude já te ajuda a desviar “armadilhas”. Em momentos assim, a segurança e mais importante que a praticidade.
Use senhas fortes
Procure escolher senhas difíceis e não-relacionadas a eventos pessoais ou de pessoas próximas, como, por exemplo, data de nascimento de filhos, maridos ou a sua. Se o banco permitir, misture caracteres com letras maiúsculas, minúsculas e números. Isso dificultará ainda mais o trabalho de quem deseja descobrir suas senhas.
Atualize sempre o antivírus
Já falamos disso aqui em outros textos (veja aqui e aqui), mas sempre vale reforçar: ter um bom antivírus e manter o computador sempre atualizado é fundamental. Jamais abra mão disso.
Verifique o cadeado no canto superior esquerdo do navegador
Site protegidos, sempre exibem um cadeado antes do endereço eletrônico, como forma de validar a segurança. Verifique sempre se o cadeado está lá, antes de prosseguir, inserindo seus dados.
Esperamos que essas dicas tenham contribuído para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos sobre segurança na web, principalmente no que diz respeito à sites de bancos.